[Fotogaleria] Este domingo (7), o Largo do Amor de Perdição encheu-se de fitas coloridas no âmbito da tradicional Missa da Bênção dos Finalistas, integrada na semana da Queima das Fitas do Porto. Presidida pelo Bispo do Porto, Manuel Linda, a cerimónia reuniu milhares de estudantes num momento que assinala o final do percurso académico. (Carregue nas fotografias para ampliar)

Com pastas erguidas e fitas a esvoaçar, o Largo do Amor de Perdição recebeu, este domingo (7) a emblemática Missa da Bênção das Pastas, presidida por Manuel Linda, Bispo do Porto. No arranque da Queima das Fitas, e seguindo a Monumental Serenata (realizada à meia-noite do mesmo dia), a celebração ficou marcada pelas emoções fortes da comunidade académica.

Ivo Cardoso, aluno de Mestrado de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), explica que o momento marca “o fim de uma das etapas mais importantes” da sua vida. Porém, este sentimento não se cinge aos estudantes. Para Mário Cardoso, pai de Ivo, “este dia simboliza a concretização de um sonho“.

Ainda que se trate de uma celebração eucarística, o seu valor é reconhecido amplamente – não apenas por aqueles que são devotos, mas pela vontade de cumprir a tradição, que perdura desde 1944. É o caso de Mariana Ribeiro, aluna Escola Superior de Enfermagem do Porto, que acredita que “faz toda a diferença receber esta bênção no final da licenciatura”. Tendo vivido uma porção significativa do curso à distância por causa da pandemia, a finalista realça que, atualmente, sente a necessidade “de aproveitar o último ano”.

No final da celebração, Manuel Linda apelou aos mais jovens para participarem ativamente nas Jornadas Mundiais da Juventude, que se irão realizar de 1 a 6 de agosto de 2023. “Por favor, contribuam para esta concretização”, rematou o Bispo do Porto.

A semana da Queima das Fitas vai prosseguir até 13 de maio, com alguns dos principais eventos a decorrer no Queimódromo.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira