Organização portuguesa de ajuda comunitária traz à Casa da Música o programa “Sing for Hope”, que mistura arte e entretenimento para ajudar pessoas em situação vulnerável. Nascido no Bangladesh, Yunus é conhecido como o "pai do microcrédito".

Muhammad Yunus acumula vários prémios internacionais por ter contribuído para diversas causas humanitárias.  Foto: University of Salford Press OfficeCC BY 2.0 2.0

Este sábado (13) tem lugar na Casa da Música, no Porto, o evento Sing For Hope, que vai contar com a participação de Muhammad Yunus, economista, professor e banqueiro que foi vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2006. 

No workshop, que decorre entre entre as 9h30 e as 12h, o economista vai comandar uma série de atividades com crianças e jovens em que estes pintarão um piano e posteriormente terão liberdade para partilhar músicas, poesias e danças, conforme o que for mais condizente com o seu talento. 

O movimento Sing For Hope tem como característica principal a criação de parcerias com centenas de organizações comunitárias em todo o mundo, como hospitais, centros comunitários, escolas e campos de refugiados. O seu objetivo é trazer alegria e esperança através da conexão com pessoas em situação de vulnerabilidade.  

Além disso, a organização, que tem como fundadoras duas cantoras de ópera, Monica Yunus (filha de Muhammad) e Camille Zamora, mobiliza milhares de artistas em serviços criativos e produz pianos “Sing for Hope” criados por artistas nos EUA e em todo o mundo.  

A Associação Terra dos Sonhos, organização portuguesa sem fins lucrativos, é a entidade parceira do projeto no Porto, com o objetivo de promover o bem-estar de crianças, jovens e adultos através de programas específicos.  

A responsável pela comunicação da associação, Rita Cachado, adianta que o evento será “semiaberto” mediante a capacidade de atender a todos que queiram participar. Além disso, sublinha a importância deste acontecimento para a comunidade, por “criar momentos de evasão, alegria e partilha” para crianças com condições especiais.

A chance de partilha com Yunus traz “aporte e sensibilização para estas causas sociais” e relembra a “importância do bem-estar emocional” para essas minorias muitas vezes esquecidas pela sociedade.  

Yunus é considerado o “pai do microcrédito” e a atribuição do Nobel da Paz deveu-se à quantidade de pessoas que conseguiu tirar da pobreza com este mecanismo. O economista do Bangladesh defende que o acesso ao crédito é um direito humano fundamental. Yunus, que esteve pela última vez em Portugal há dez anos, acumula diversos prémios internacionais por ter contribuído para diversas causas humanitárias. 

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro