A cantora sueca arrebatou o título pela segunda vez na carreira, feito inédito para uma mulher. Finlândia e Israel também ocuparam o pódio, enquanto "Ai Coração", de Mimicat, ficou no 23.º lugar.

Mimicat em palco

Mimicat ficou em 18.º lugar na votação do júri, mas desceu cinco posições depois de contados os votos do público. RTP via FlickrCC BY-NC-SA 2.0

A final do 67.º Festival Eurovisão da Canção realizou-se no passado sábado (13), em Liverpool, no Reino Unido.  O primeiro lugar foi atribuído ao tema “Tattoo”, de Loreen, com 583 pontos, e valeu aos suecos a sétima vitória do concurso, igualando assim o número de vitórias da Irlanda.

Nessa noite, fez-se história, pois a artista já havia ganho o festival em 2012, com “Euphoria”. Loreen consagrou-se assim como a única mulher bicampeã da história da Eurovisão, depois do feito alcançado pelo irlandês Johnny Logan, em 1980 e 1987.

Com 526 pontos, a Finlândia ficou em segundo lugar com o tema “Cha Cha Cha”, de Käärijä. Os 362 pontos de Israel garantiram-lhe o terceiro lugar, com a canção “Unicorn” de Noa Kirel.

Já Portugal alcançou o 23.º lugar. A música “Ai Coração”, de Mimicat, obteve 43 pontos pelos júris dos diferentes países, sendo a 18º mais votada. Contudo, a música portuguesa recebeu apenas mais 16 pontos no televoto, somando um total de 59 pontos e descendo assim para o fundo da tabela. Portugal superou a Sérvia, Reino Unido e a Alemanha.

Apesar da Ucrânia ter sido a grande vencedora do ano passado, a cidade de Liverpool, em Inglaterra, foi eleita como palco da edição deste ano, devido à guerra entre a Ucrânia e Rússia.

O Festival Eurovisão da Canção foi criado há 67 anos pela União Europeia de Radiodifusão (UER). O evento realizou-se todos os anos desde 1956, à exceção de 2020, quando a Covid-19 o tornou impossível. O concurso conquistou um lugar de destaque a nível internacional pelo seu formato estimulante e extravagante.

Classificação final (somatório das votações dos júris e televotos nacionais)

1.º Suécia – 583 pontos
2.º Finlândia – 526 pontos