Dragões ganham ao Casa Pia por 2-1, na 32.ª jornada do campeonato. Reviravolta no resultado adiou a decisão do título. O treinador do FC Porto reforça a luta pelo campeonato até ao “último momento”.

A vitória do FC Porto contra o Casa Pia, por duas bolas a uma, este domingo à noite, no Estádio do Dragão, evitou que o Benfica pudesse festejar já este fim de semana a conquista do seu 38.º título na liga portuguesa. O FC Porto esteve a perder contra uma das equipas-sensação do campeonato, mas uma reviravolta no resultado manteve a esperança dos azuis e brancos na conquista do título. Faltam duas jornadas para terminar a competição.

A equipa portista ficou em desvantagem na primeira parte, já na compensação, em resultado de um autogolo de Evanilson. Já no arranque da segunda metade da partida, o Casa Pia sofreu, ao minuto 57, um golo marcado por Taremi e outro por Namaso, três minutos para lá dos 90.

Casa Pia marca na compensação

Sérgio Conceição fez três alterações no onze inicial, face ao jogo com o Arouca: Marcano, Otávio e Grujic ficaram de fora, tendo sido substituídos por Fábio Cardoso, Uribe e André Franco.

No início da partida, o FC Porto pressionou o meio-campo da equipa adversária e, aos 8 minutos, num livre cruzado batido por Eustáquio, Uribe aparece no segundo poste para fazer o desvio, mas a bola saiu ao lado.

Ao minuto 10, o FC Porto sofreu um contra-ataque perigoso do Casa Pia, com um disparo rasteiro a rasar o poste da baliza de Diogo Costa.

Uma disputa de bola entre Taremi e Neto, ao minuto 23, causou uma paragem de cinco minutos no jogo, para dar lugar à intervenção da equipa médica do Casa Pia. Neto acabou por sair lesionado e foi substituído por Afonso Taira.

No último minuto da primeira parte, assistiu-se a mais um ataque perigoso do Casa Pia. Godwin tenta rematar de novo, mas Diogo Costa agarrou a bola.

No primeiro minuto de compensação, num livre sobre a direita para o Casa Pia, Diogo Costa foi traído pelo seu colega Evanilson, que fez um autogolo. Abriu-se, assim, o marcador e com este resultado o Benfica era virtualmente campeão. Os dragões, que tinham tido 70% da posse de bola, recolheram aos balneários com assobios.

Dragões recuperam na segunda parte

Ao minuto 56, Sérgio Conceição faz a primeira substituição: saiu Fábio Cardoso e entrou Gabriel Veron para o seu lugar. Uma aposta ganha, apenas um minuto depois, Veron entrou e assistiu Taremi, para o golo que empatou o marcador. Os dragões mantinham em aberto a luta pelo título.

Quase o 2-1 para os azuis e brancos

A um quarto de hora do final, Galeno fez um remate acrobático, após um canto na direita, na direção da baliza, mas a bola bateu no ferro da equipa adversária.

Dois minutos de seguida, Uribe destacou-se com dois remates à baliza, mas o guarda-redes adversário defendeu e evitou o segundo golo do Porto.

 O treinador do Casa Pia voltou a mexer na equipa e tentou dar a volta por cima, com a entrada de João Nunes e Clayton. João Nunes entrou e salvou a sua equipa de imediato, com um corte num remate de Taremi.

Dragões dão a volta

Após as substituições de Sérgio Conceição ao minuto 85, Ricardo Batista defendeu mais dois remates da equipa portista. A pressão do FC Porto intensificou-se nos últimos minutos do encontro. Já no tempo de compensação, aos 92 minutos, Galeno rematou com força, mas a bola embateu no ferro da baliza.

Um minuto depois, o FC Porto fez a reviravolta no encontro com um golo de Namaso, através de um canto na esquerda. Pepê cruzou, Toni Martínez cabeceou ao segundo poste e Namaso finalizou com o joelho esquerdo para a baliza.

Depois do segundo golo do FC Porto, houve alguma confusão entre as equipas. Após duas grandes oportunidades para Eustáquio e Tarémi, ao minuto 97, Sérgio Conceição fez a sua última substituição.

Depois do apito final do encontro, a confusão voltou a instalar-se, desta vez entre o staff das duas equipas.

O jogo terminou com uma vitória dos dragões por 2-1, resultado que mantém os dragões a quatro pontos do Benfica. Os azuis e brancos mostraram-se superiores no encontro, mesmo tendo estado em desvantagem na primeira parte: fizeram 26 remates face aos dez da equipa visitante, 12 deles à baliza (três para o Casa Pia) e tiveram 73% da posse de bola.

Vitória “justa” para Sérgio Conceição

Na sala de imprensa, o treinador dos dragões dedicou a vitória ao técnico de equipamentos do FC Porto, Ricardo Vidal, que se encontra com “um problema grave de saúde”. Sérgio Conceição reconheceu que, na primeira parte, os jogadores não estavam a fazer o que foi pedido e que “não estava a ser um jogo conseguido”. Já na segunda parte, o treinador afirmou que os dragões foram “agressivos” e que “houve mais circulação de bola”. Assumiu ainda que a vitória foi “justa”, graças à segunda parte do jogo.

Sobre a polémica confusão entre os bancos das duas equipas no final, o treinador do FC Porto garantiu que “não se passou nada com o Filipe Martins” – técnico do Casa Pia – no final do jogo e que a sua equipa irá lutar até o “ultimo momento do campeonato”.

Também na sala de imprensa, e mesmo perante a derrota, o treinador do Casa Pia afirmou que, durante “alguns períodos”, os seus jogadores estiveram “confortáveis” e que já estavam a contar com o aspeto “muito forte” do FC Porto, ao nível dos esquemas táticos.

Filipe Martins sublinhou ainda, em relação às paragens do jogo, que o Casa Pia é “a quarta equipa com mais tempo útil”.

Num balanço final, o treinador realçou a “coragem” que a equipa teve, com o campeonato a chegar ao fim e a época “brilhante” da formação que foi este ano promovida à primeira liga. Terminou a jornada 32 no décimo lugar da tabela, com 40 pontos somados.

A luta do FC Porto pelo título continua, com o próximo encontro marcado para sábado, 20 de maio, no Estádio Municipal de Famalicão. Já o Casa Pia vai receber o Estoril em casa no dia seguinte. No mesmo dia, Sporting e Benfica defrontam-se em Alvalade, naquele que pode ser o jogo do título para os encarnados.

Artigo editado por Filipa Silva