O sorteio realizado em Chicago ordenou as 30 equipas da liga norte-americana de basquetebol (NBA), antes destas escolherem os jovens universitários que desejam contratar, o que deverá ocorrer a 22 de junho. A joia francesa Victor Wembanyama, de 19 anos, está na linha da frente para ser o eleito pelos Spurs.

jogadores de basquetebol em campo

Victor Wembanyama é o segundo jogador mais novo de sempre a integrar a EuroCup. Foto: Thomas S via WikkimediaCommonsCC 2.0

Na terça-feira (16), realizou-se em Chicago o sorteio para ordenar as equipas para o draft da NBA. No topo ficaram, pela terceira vez na história, os Santo Antonio Spurs, a quem caberá assim fazer a primeira escolha entre os talentos universitários e internacionais que para o ano se vão estrear na liga norte-americana de basquetebol.

As três equipas com as piores colocações na última temporada (Santo Antonio Spurs, Houston Rockets e os Detroit Pistons) tinham, de acordo com as regras, uma maior probabilidade – 14% cada – de ficar na frente da lista, o que acabou por se confirmar no caso dos Spurs.

Entre os diversos atletas, Wembanyama é o favorito absoluto para ser a primeira escolha, na sessão que vai decorrer a 22 de junho, em Brooklyn. O jogador, de origem francesa, une flexibilidade no ataque para concluir as jogadas, com um consistente jogo defensivo que cativou todos com as suas atuações no basquetebol europeu e pela seleção da França.

Nas duas ocasiões anteriores, a colocação dos Spurs na posição cimeira garantiu a contratação de David Robinson, em 1987, e Tim Duncan, em 1997. Ambos foram membros fundamentais na dinastia que permitiu aos Santo Antonio conquistar cinco títulos da NBA.

Juntamente com Wembanyama, os americanos Brandon Miller, Scoot Henderson e os gémeos Amen e Ausar Thompson são os cinco nomes mais cotados da lista para a próxima temporada, de acordo com especialistas.

 

Quem é Victor Wembanyama?

Nascido em Nanterre, nos arredores de Paris, em janeiro de 2004, Victor e seus irmãos mais novos envolveram-se no desporto desde cedo. Enquanto seu pai era atleta de track and field, sua mãe – hoje, treinadora – atuava como jogadora de basquetebol.

Atualmente representando o Boulogne-Levallois, da principal liga de basquetebol francês, o “menino” de 19 anos chamou desde cedo a atenção por sua altura – 2,21 metros – e estilo de jogo completo.

Nas palavras de Magic Johnson, Wembanyama “é especial” e provavelmente “causará um impacto como LeBron [James] fez quando entrou pela primeira vez” na NBA, disse o lendário ex-jogador, após conhecer a jovem promessa num jogo pela seleção da França.

Além de muito talento, o seu porte desenvolvido permitiu-lhe jogar em escalões superiores à sua idade, o que constitui uma mais-valia. Em 2019, aos 15 anos, estreou-se profissionalmente como um dos jogadores mais novos de sempre a integrar a EuroCup. Na temporada seguinte conquistou o prémio de melhor jogador jovem da liga francesa, com apenas 16 anos.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro