Malas prontas, passagem comprada, ida para o aeroporto. Num piscar de olhos, uma vida nova pela frente. O início de um grande sonho ou de uma grande desilusão. Essa é a história de milhares de brasileiros em Portugal. Isabella Passos e Maciel de Paiva dão-nos o testemunho da sua experiência, de quem usou a liberdade de circulação para procurar uma vida melhor.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado aos “Caminhos da Liberdade”, quase 50 anos depois do 25 de Abril – foi emitido nos dias 6 e 7 de maio na Antena 1 e Antena 3, parceiros do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa participam os alunos Rafaela Cortesão e Lívia Pinheiro da Costa, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Matheus Mendonça, Paulo Sérgio Nunes, Olavo Furtado Freitas e Pedro Petenazzi, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Rodrigo Machado, Madalena Magalhães, Rebeca Silva e Mariana Santos, da Escola Superior de Educação de Viseu; Caio Oliveira, Margarida Durão, Martinho Cruz e Sara Sanchéz Soares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Ana Carolina Dias, Jorge Moreira, Renato Costa e Sofia Sousa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A edição foi de Paula Sofia Luz, Jornalista correspondente do Jornal de Notícias e da Revista Evasões. A Coordenação geral foi de Miguel Midões e Luís Bonixe do REC, com o apoio de Ana Pinto Martinho do CENJOR