O North Festival regressa ao Porto para a sua 5.ª edição com arranque marcado para esta sexta-feira (26), na Alfândega do Porto. Até 28 de maio, um dos primeiros festivais do verão, com vista para o Douro, traz cabeças de cartaz como The Chemical Brothers, Ivete Sangalo e Robbie Williams.

Apesar de este ano não existir um dia inteiramente dedicado à música portuguesa, como aconteceu em 2022, a aposta no talento nacional mantém-se. Assim, esta edição traz nomes como Tiago Nacarato, The Black Mamba, The Legendary Tigerman e o artista natural do Porto, Pedro Abrunhosa.

O primeiro dia (sexta-feira, 26) abre com o grupo português JáFumega, que celebram no palco principal 45 anos de carreira. De seguida, o programa continua com sons portugueses – Trabalhadores de Comércio e The Legendary Tigerman. Para encerrar, atuam os cabeça de cartaz, The Chemical Brothers.

 

Horários:

Sexta-feira, 26 de maio
Jáfumega – 17h45
Trabalhadores do Comércio – 19h10
Legendary Tigerman – 20h30
Bomba Estéreo – 21h55
The Chemical Brothers – 00h00

Sábado, 27 de maio
Nininho Vaz Maia – 19h00
Ana Castela – 20h20
Gustavo Mioto – 21h55
Ivete Sangalo – 23h35

Domingo, 28 de maio
Tiago Nacarato – 18h15
The Black Mamba – 19h30
Pedro Abrunhosa – 20h55
Robbie Williams – 23h00

 

Já o alinhamento de sábado (27) começa com um nome português, Nininho Vaz Maia, seguindo para ritmos brasileiros. Ana Castela, uma das artistas brasileiras mais ouvidas no Spotify de momento, e Gustavo Mioto prometem fazer  a plateia vibrar. No final da noite, Ivete Sangalo sobe ao palco do North Music Festival, encerrando o segundo dia. A artista da Baía regressa ao Porto após 10 anos – e é na Alfândega do Porto que celebrará o seu 51.º aniversário.

No último dia,  o festival portuense faz um desvio para o pop rock, tendo Tiago Nacarato a abrir as atuações, seguido por artistas de renome como The Black Mamba e Pedro Abrunhosa. Cabe a Robbie Williams encerrar o evento. É a primeira vez do cantor e compositor britânico no Porto – e, como outros artistas nesta edição, traz celebrações à Alfândega, pois assinala 25 anos de carreira.

Além das atrações principais, a animação ao final da noite continua no palco clubbing. Encarregues pelo entretenimento estarão  DJ Jeff (26), Batalá, Rich & Mendes (27), Shaka Lion e Yen Sung (28).

Comprometendo-se a ir além da música, o evento incorpora zona de restauração e outras experiências num espaço lounge. Aí, os festivaleiros terão à disposição maquilhadores, tatuadores, barbeiros e outras atividades. Soma-se ainda a experiência VIP que inclui entrada exclusiva e vista privilegiada para o palco, facultando igualmente acesso a passeios de barco.

As portas do recinto abrem às 16h00, todos os dias. O passe geral já se encontra esgotado – no entanto, os bilhetes diários para os três dias ainda podem ser adquiridos através do site do North Festival, ou nas lojas da Fnac, Worten, CTT e Serveasy.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira