A Câmara do Porto apresentou esta quarta-feira (31) o programa de festejos do São João. Ainda não é este ano que a festa regressa aos Aliados, contudo, o arraial vai contar com três palcos e “concertos para todos os gostos e feitios”. Câmara investe 615 mil euros no programa.

A troca de guitarras foi uma constante

Miguel Araújo vai atuar nos Jardins do Palácio de Cristal na longa noite de São João.

À semelhança do ano passado, o programa de festas do São João do Porto volta a seguir um modelo descentralizado. As obras de expansão do metro do Porto continuam, pelo que ainda não é este ano que a grande festa da cidade volta aos Aliados. Contudo, para compensar, vão ser montados três palcos espalhados pela cidade, com “concertos para todos os gostos e feitios”, referiu o autarca Rui Moreira durante a apresentação das festividades, ocorrida na quarta-feira (31), no Museu do Vinho do Porto. 

Na noite e madrugada de 23 para 24 de junho, o arraial divide-se. No palco dos Jardins do Palácio de Cristal, vão atuar Miguel Araújo e Fogo Fogo. Já o Largo do Amor de Perdição (Cordoaria) vai receber Emanuel e Claúdia Martins & Minhotos Marotos. Por último, na Praça da Casa da Música sobem ao palco David Bruno, que promete trazer vários convidados, seguido por Moullinex com um DJ set “pela noite dentro”. Todos os concertos começam às 22h00.

Quanto ao fogo de artifício, é certo que a tradição se vai cumprir “à meia-noite de dia 23”, como reforçou Rui Moreira, apenas ficou por esclarecer o local exato. Em 2022, com o tabuleiro inferior da Ponte Luís I em obras, o espetáculo de pirotecnia realizou-se no rio. Este ano, com as obras já concluídas, ainda não se sabe se sairá da ponte, do rio ou da zona ribeirinha, sendo certo que vai ser na Ribeira e vai durar 16 minutos.

No dia 24 de junho, as festividades prosseguem com a Banda Sinfónica Portuguesa, às 18h00, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal. Mas o São João não se fica por aí.

A festa, que contará com um investimento municipal global de 615 mil euros, estende-se a todas as freguesias do concelho reavivando a tradição.

Noutro plano, dia 17 de junho, realiza-se a tradicional Arruada de Ranchos na Praça do General Humberto Delgado, com a subida ao palco vários grupos folclóricos da cidade. Além disso, entre os dias 20 de junho a 1 de julho é possível visitar a Cascata Comunitária no renovado Mercado do Bolhão.

As festividades prolongam-se até 1 de julho com a saída à rua das Rusgas Sanjoaninas. Nas Rusgas, várias associações e coletividades da cidade desfilam e cantam num desfile que termina junto à câmara municipal.

Junho é o mês em que o Porto “é ainda mais Porto”, como declarou a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo. É também a altura de aproveitar todas as diversões espalhadas pela cidade.

A Rotunda da Boavista já tem os carrosséis instalados e lá ficarão até 2 de julho. Outras zonas, como a Alameda das Fontainhas, o Jardim do Cálem e a Avenida D. Carlos I contarão já a partir de 16 de junho com estes divertimentos, para usufruto de miúdos e graúdos até ao início do mês de julho.

Segundo o programa de festas, estes locais vão estar em funcionamento de segunda a quinta-feira, das 14 às 23 horas. Às sextas-feiras o horário prolonga-se até à 1 hora; aos sábados abre às 10 horas da manhã e encerra à 01 hora, já aos domingos funciona das 10 horas às 23. Na noite de São João todos os espaços estarão abertos até às 6 horas.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo corrigido às 10h20 do dia 5 de junho de 2023. Os nomes dos artistas que vão atuar na noite de São João no palco dos Jardins do Palácio de Cristal e na Cordoaria estavam trocados. Os concertos de Miguel Araújo e de Fogo Fogo vão decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal, sendo os de Emanuel e de Claúdia Martins & Minhotos Marotos no Largo Amor de Perdição (Cordoaria).