Quais são os horários dos concertos? Como posso chegar ao festival? Ainda há bilhetes? Posso entrar com um guarda-chuva? A resposta a esta e a outras questões estão neste guia prático. O Primavera Sound Porto arranca esta quarta-feira e termina no sábado.

Quem vai atuar nesta edição?

Dezenas de artistas, como é habitual. Com mais um dia de festival, este ano, há 75 concertos para ver. Os cabeças de cartaz são conhecidos: o norte-americano Kendrick Lamar, que regressa ao Primavera depois de uma primeira passagem em 2014, atua no primeiro dia; a espanhola Rosalía também regressa ao festival depois da atuação memorável de 2019; na sexta-feira, são os britânicos Pet Shop Boys a liderar o cartaz; no último dia, destacam-se Blur e New Order.

Consulte aqui o alinhamento de todos os concertos, com uma nota de correção no cartaz: os Bleachers cancelaram a atuação na sexta-feira e Marina Herlop é quem os substitui. 

Quais são os horários dos concertos?

Com tanto a acontecer no Parque da Cidade do Porto, o melhor é consultar os horários, porque em muitas ocasiões vai ser preciso escolher. No primeiro dia não há concertos em simultâneo, mas nos restantes dias, sim.

Tentamos dar uma ajuda (passa com o rato sobre o concerto para ver o horário):

E os palcos, como estão distribuídos no recinto?

O Parque da Cidade do Porto continua a ser o local de realização do festival, mas para a 10.ª edição do Primavera Sound Porto, o recinto aumentou. Ao todo, foram acrescentados cerca de cinco hectares. Além de aumentar, o recinto foi reconfigurado com o objetivo de melhorar a circulação do público. Este ano, a capacidade do recinto subiu das 35 para as 45 mil pessoas/dia.

Mas atenção: mais hectares significa mais espaço para explorar, mas também pode significar mais tempo para percorrer distâncias.

Este é o mapa do recinto deste ano:

Ainda há bilhetes à venda?

Sim, ainda há bilhetes. Segundo a organização, os que estão perto de esgotar são os passes gerais e o bilhete diário para esta quarta-feira (7). 

Os bilhetes diários custam 70 euros, e o passe geral 130 euros (a que podem acrescer taxas), e apenas podem ser adquiridos na plataforma “Dice”, que vende os bilhetes para o festival. 

A partir de que idade se paga bilhete? Posso levar crianças comigo?

Sim! E os menores até aos 9 anos, desde que acompanhados pelos pais ou tutores, poderão entrar no recinto de forma gratuita. As crianças entre os 10 e os 15 anos já terão que pagar o preço do bilhete integral, mas serão obrigadas a ir acompanhadas pelos pais ou tutores. Os tutores deverão ter consigo a documentação que os identifique como tal. 

O festival volta a oferecer também um espaço inteiramente dedicado às famílias, o Porto Family Garden. Terá um fraldário e um WC infantil, assim como vários espaços lúdicos para garantir a diversão a toda a família. A organização promete estimular o trabalho de equipa e incentivar o diálogo sobre a preservação ambiental.

Os bilhetes têm de ser trocados por pulseiras. Como e quando o posso fazer?

Para acederes ao recinto terás de apresentar o teu bilhete válido para a edição corrente do festival e trocá-lo por uma pulseira. A troca é presencial e não podes entrar no recinto sem a pulseira.

Podes trocar o teu passe geral pela pulseira antecipadamente e, assim, evitar filas. Entre os dias 3 e 6 de junho, entre as 14h00 e as 20h00, podes fazer a troca no recinto do Primavera Sound.

Já nos dias do festival, podes fazer a troca do teu passe geral ou bilhete diário entre as 12h00 e as 03h00.

Quem comprou o bilhete através da plataforma Dice devem ter a aplicação da plataforma instalada no telemóvel para fazerem a troca por uma pulseira.

Posso fazer compras com dinheiro no festival?

Não. Este ano, apenas são aceites pagamentos com cartão de débito/crédito ou em formato digital (MBWay). Para quem não possui estas formas de pagamento, será possível trocar dinheiro físico nos pontos ZIG (marcados no mapa) por um cartão pré-pago.

O cartão tem o custo de 1 euro e o dinheiro que restar no cartão, no final do festival, pode ser recuperado através de um formulário disponível no site oficial do evento. A organização reforça que não existem ATM’s dentro do espaço do Primavera Sound.

Que objetos são proibidos no recinto?

Por razões de segurança, a organização não permite que entrem no recinto os seguintes objetos e bens:

  • Capacetes de mota
  • Malas de viagem e outras malas ou mochilas grandes (bolsas e mochilas pequenas são permitidas)
  • Garrafas e latas
  • Sprays e aerossóis
  • Ponteiros laser
  • Equipamentos profissionais de fotografia e vídeo
  • Drones
  • Armas de qualquer tipo e todos os objetos considerados perigosos

Mas nada temas! Há bengaleiro na entrada do recinto. No “The Cloakroom”, vais poder guardar tudo aquilo que não podes levar para a zona dos palcos e vais poder aceder aos teus bens sempre que necessitares. No dia 7, o bengaleiro estará aberto entre as 16h30 e as 04h30. Nos dias 8, 9 e 10, o bengaleiro vais estar disponível entre as 15h30 e as 06h30.

Posso entrar com comida e/ou bebida?

Está expressamente proibida a entrada no recinto de todo e qualquer tipo de bens alimentares.

Não podendo levar garrafas, não vais poder levar bebida, seja ela engarrafada em plástico ou em vidro, nem comida. Em situações específicas, poderão ser abertas exceções, mas terás de levar contigo um atestado médico que te permita entrar com o tipo de comida que obrigatoriamente precises.

E com guarda-chuva, posso entrar?

Tendo em conta as previsões de chuva, é expectável que muitas pessoas se façam acompanhar de um guarda-chuva. Mas ainda não é certo que possam entrar com ele.

Uma vez que alguns tipos de guarda-chuva podem ser considerados objetos perigosos, a organização, questionada pelo JPN, informa que esta é uma questão que vai ser fechada na reunião técnica que vai ser realizada esta quarta-feira com as forças de segurança. 

Tendo em conta a incerteza, uma boa capa de chuva pode ser a melhor opção.

Como posso chegar ao recinto?

Ao nível dos transportes públicos, o autocarro e o metro são as opções.

Como já é habitual, a STCP vai ter a circular um vaivém especial que faz a ligação entre a rotunda da Anémona (Praça Cidade do Salvador) e os Aliados, no centro da cidade Invicta, de dez em dez minutos. Este serviço começa às 23h30 e continua até às 07h00. Tradicionalmente, efetua paragens na Avenida da Boavista, em Cedofeita, na Praça da República e Trindade, antes de chegar ao destino: a Avenida dos Aliados.

Além disso, todas as linhas que servem o Parque da Cidade sofreram ajustes e reforços:

  •       Linha 1M: Nas madrugadas do festival irá ter uma frequência de 15 minutos, a partir Rotunda da Anémona;
  •       Linha 205: Ao longo de toda a madrugada funciona com dois autocarros que fazem a ligação entre o Parque da Cidade (rotunda da Anémona)  e o metro do Hospital São João (Areosa). Terá uma frequência de 25 minutos;
  •       Linhas 200 e 203: Alteração da última paragem, que deixa de ser o Castelo do Queijo e passa a terminar junto à rotunda da Anémona;
  •       Linha 500: Terá um grande reforço nos autocarros com uma alteração para autocarros de dois pisos;
  •       Linha 502: Nas tardes de feriados (8 e 10 de junho) haverá também um reforço desta linha.

Mais detalhes nos mapas:

 

Já a linha de metro que dá acesso ao festival é a azul (A). Os festivaleiros podem sair na estação Matosinhos Sul e seguir pela Rua Brito e Cunha até ao recinto (entre 10 a 15 minutos a pé). A 7 e 9 de junho (quarta e sexta), a frequência da linha Azul vai ser de 15 minutos, sempre em veículos duplos, informa a Metro do Porto.

Já nos dias 8 e 10 de Junho, ambos feriados, o reforço acontece nos mesmos moldes, mas inicia-se logo às 14h00.

Tanto a STCP quanto a Metro do Porto alertam para a necessidade de adquirir viagens antecipadamente ou fazendo uso de meios digitais, como a aplicação Anda no caso do metro.

Podes ainda optar pela bicicleta, uma vez que à entrada do recinto volta a existir um bike park

O que posso comer dentro do festival?

O Primavera Sound volta a oferecer uma grande variedade de espaços de restauração. São cerca de 40 opções de refeição, desde comida de rua, fast-food, opções mais saudáveis e até pratos vegetarianos. 

Para quem prefere uma experiência de degustação, o Prima by Sogrape está de volta ao Parque da Cidade. Este é um verdadeiro restaurante num local “privilegiado” e com um menu “exclusivo” preparado pelos chefs Vasco Coelho Santos e Mauricio Ghiglione. A reserva deve ser feita previamente no site oficial do Primavera Sound. O preço não é para todos os bolsos: em média, 75 euros por pessoa.

Além da comida, que outros serviços posso encontrar no recinto?

Obviamente, não podiam faltar serviços como a Polícia, os Bombeiros e um centro de cuidados médicos. Apesar de estarem espalhados pela área do festival, podes encontra-los perto do Palco Porto, nos seus pontos de destaque. 

A Komiscare volta a estar presente na edição deste ano. A organização oferece ajuda no combate a situações de violência física, psicológica e de abuso de substâncias. Estão sediados em frente ao palco Bits.

Quanto ao serviço de Perdidos e Achados, será possível reaver itens perdidos no festival no bengaleiro, na entrada para o recinto.

Nota ainda para a realização de mais um Primavera Market onde será possível encontrar 20 marcas de diversas áreas, da moda ao artesanato, passando pelas pinturas e por um estúdio de tatuagem.

Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, existe?

A organização refere que existem oito pontos para pessoas com dificuldades de mobilidade espalhadas pelo espaço do festival. Ainda de acordo com a mesma fonte, todos os palcos possuem acessos especiais para pessoas de mobilidade reduzida, onde a visibilidade e a segurança são garantidas.

Sol ou chuva? O que esperar do tempo para os quatro dias?

Parece que vamos ter mais do que apenas uma chuva de emoções no Primavera Sound. Segundo as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), seremos brindados com chuva durante todos os dias do festival.

Na quarta (7), as probabilidade de aguaceiros rondam os 80%. Na quinta, essa probabilidade sobe ainda mais para os 95%. Na sexta (9) e no sábado (10), esta percentagem desce ligeiramente para os 50%.

No entanto, nem o frio, nem o calor se deverão fazer sentir, com as mínimas a não descerem dos 16 e as máximas a não passarem dos 25ºC. 

É de esperar que também o vento se faça sentir, especialmente na quinta e na sexta-feira.

Não te esqueças de vir equipado de acordo com as previsões e esperemos que festival molhado seja sinal de festival abençoado.