O FC Porto bateu nesta quinta-feira (29) o Santa Clara nos quartos de final da Taça de Portugal. O jogo recomeçou aos 27 minutos, visto que o último confronto tinha sido adiado.

Galeno a comemorar golo pelos dragões. Foto: FC Porto

Nesta quinta-feira (29), o FC Porto foi a Ponta Delgada completar, com o Santa Clara, o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal interrompido a 7 de fevereiro por causa do mau tempo e foi sob uma nuvem negra que o encontro recomeçou para os dragões.

Logo no lançamento lateral de reinício do jogo, ao minuto 27, o Santa Clara colocou a bola na área do FC Porto. Após desvio, a bola parou nos pés de Pedro Pacheco, que rematou firme. Diogo Costa não conseguiu segurar a bola e, na recarga, Rafael Martins inaugurou o marcador para os açorianos. Estava feito o 1-0.

Os dragões não foram muito energéticos no resto da segunda parte e pareciam abalados com o golo repentino. Contudo, na segunda metade, o jogo foi de domínio total do FC Porto. Aos 52 minutos, Evanilson recebeu a bola de Francisco Conceição na entrada da grande área e, após desvio, o ponta de lança brasileiro igualou o marcador.

Nove minutos depois, Francisco Conceição faz outra boa jogada pela direita, após receber um passe em profundidade de Pepê e cruzou a bola para o meio da grande área. Nico González dominou mal a bola, mas Galeno não perdeu tempo e rematou com muita força ao canto direito da baliza do guarda-redes do Santa Clara para virar o jogo para os dragões.

O resto da partida foi de domínio do FC Porto, que contou com uma performance fantástica de Francisco Conceição para alimentar o seu ataque. O jovem extremo foi o melhor jogador da partida.

Após os 70 minutos, os dragões diminuíram o ritmo e, numa jogada polémica, o Santa Clara quase conseguiu um penálti. Pepe, ao tentar afastar a bola, acertou na perna do avançado do Santa Clara, que caiu imediatamente. Após rever o lance, o VAR não considerou que era penálti, e o árbitro assinalou canto para a equipa da casa. Após a cobrança, Alisson Safira quase empatou o jogo para o Santa Clara ao cabecear a bola na trave, mas os anfitriões não tiveram mais oportunidades na partida. Resultado final: Santa Clara 1-2 FC Porto, com a equipa do Porto a apurar-se assim para as meias-finais da competição. A primeira mão está marcada para o dia 2 de abril.

O próximo jogo do FC Porto é contra o Benfica para a liga e terá lugar no Estádio do Dragão, no próximo domingo (03). O jogo contará com cobertura ao minuto do JPN. Já o Santa Clara vai ao continente para jogar contra o Académico de Viseu pela segunda divisão, na próxima segunda-feira (04).

Editado por Filipa Silva