Atletas do SC Braga festejaram em "casa" a vitória na Meia Maratona de Braga que, este ano, integrou o Campeonato de Portugal da distância. Vanessa Carvalho bateu o recorde feminino.
Miguel Borges e Vanessa Carvalho venceram este domingo (7) a Meia Maratona de Braga. A vitória faz de ambos os primeiros campeões nacionais da distância, uma vez que a prova minhota integrou este ano, pela primeira vez, os Campeonatos de Portugal de Meia Maratona e os Campeonatos Nacionais de cinco quilómetros de estrada.
O atleta da casa, que alinha pelo SC Braga, correu 21 quilómetros em 1h05m44s. O seu colega de equipa, Paulo Barbosa ficou em segundo lugar, a escassos 14 segundos, e o atleta do Vitória FC, Nuno Lopes, que foi o vencedor da prova no ano passado, ficou em terceiro lugar com um tempo de 1h06m05s. Nesta competição, Ricardo Pedra, do Clube Olímpico Vianense, sagrou-se campeão nacional sub-23.
Já na prova feminina, uma das principais candidatas, que acabou por ganhar a prova, foi Vanessa Carvalho. Cortou a meta em 1h13m22s, tirando dez segundos ao tempo de Dulce Félix em 2022 e estabeleceu um novo recorde. Foi a terceira vez que a atleta do SC Braga venceu esta competição – já tinha vencido em 2019 e 2021. Em segundo lugar, subiu ao pódio a atleta do Salgueiros Mónica Silva, com um tempo de 1h13m32s e em terceiro Carla Martinho (Clube Recreio de Águeda) com um tempo de 1h16m54s. Na vertente feminina, a campeã de sub-23 foi Sofia Silva (Sporting CP), com um tempo de 1h31m12s.
Inseridos neste evento, estiveram também os Campeonatos Nacionais de cinco quilómetros em estrada, prova inaugurada este ano, e que é uma competição autenticada pela Federação Portuguesa de Atletismo. Nesta competição, a grande vencedora feminina foi Ana Marinho, atleta do CD S. Salvador do Campo, que estabeleceu um novo recorde (16m33s). Em segundo ficou, a 21 segundos, ficou a sua colega de equipa Mónica Silva (16m54s) e em terceiro lugar a corredora da Run Tejo, a cientista e atleta nascida em Minsk na Bielorrússia, Kcénia Bougrova, com um tempo de 17m06s.
Já na parte masculina, o vencedor foi Luís Oliveira, do SL Benfica (14m24s), seguido dos colegas de equipa Pedro Amaro, que ficou em segundo, com um tempo de 14m26s, e Paulo Rosário que terminou em terceiro lugar (14m30s).
Os grandes vencedores da Meia Maratona
No rescaldo da corrida, a vencedora da meia maratona Vanessa Carvalho, em declarações ao “Correio do Minho”, mostrava-se feliz por ter vencido pela terceira vez a prova e fixar um novo recorde pessoal, para o qual foi importante o suporte dos bracarenses: “Nunca é fácil vencer esta prova, mas o facto de correr em casa dá-me uma vantagem que é o apoio do público”, sublinhou.
Por outro lado, e também ao “Correio do Minho”, o vencedor masculino Miguel Borges confessa que participar numa meia maratona não é fácil, mas quis corresponder aos objetivos do clube, dando-lhe este triunfo. “O grupo foi muito compacto até aos 15 km. Eu fui mais forte a fechar o último quilómetro e estou muito contente por esta vitória”, acrescentou.
Editado por Filipa Silva