Para além de aumentarem a frequência de circulação, a STCP e a Metro do Porto vão funcionar com horários alargados. A CP vai praticar preços especiais. Os bilhetes de ida e volta para todos os Urbanos do Porto custam três euros.

A Queima das Fitas do Porto realiza-se entre 4 e 11 de maio.

A Queima das Fitas do Porto arranca este sábado (4) e decorre até 11 de maio. Como já é habitual, a STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) e a Metro do Porto vão reforçar a frequência de circulação e funcionar com horários alargados. Já a CP – Comboios de Portugal volta a ter preços especiais.

Metro

Dada a elevada afluência de pessoas ao centro da cidade para assistir aos principais eventos da semana académica, a Metro do Porto vai reforçar a frequência do metro.

No domingo (5) e na terça-feira (7), dias em que se realizam a Monumental Serenata e o Cortejo Académico, respetivamente, a operação do metro nas linhas Azul (A), que faz a ligação entre Senhor de Matosinhos e o Estádio do Dragão, e Amarela (D), que liga Santo Ovídio ao Hospital de São João, vai funcionar de forma continuada (ou seja, durante 24 horas). O serviço vai ser também reforçado em todas as linhas na manhã de 5 de maio, dia em que se realiza a Missa da Bênção das Pastas, e na tarde do Cortejo Académico.

Nos restantes dias da semana académica, a circulação na linha Azul (ligação Matosinhos Sul-Trindade) vai começar às 4h00, duas horas mais cedo do que é habitual, e na linha Amarela às 4h30. A circulação vai ser reforçadas a partir das 20h00 em ambas as linhas.

Autocarro

A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) vai reforçar a ligação entre a Trindade e o Hospital de São João e o Queimódromo entre 4 e 11 de maio, através de um serviço “vaivém”.

Nos dias úteis, este serviço vai funcionar das 22h00 às 2h00 (sentido Trindade/Hospital de São João-Queimódromo) e entre as 2h00 e as 8h00 (sentido Queimódromo-Trindade/Hospital de São João). No fim de semana, a operação vai realizar-se entre as 22h00 e as 3h00 (sentido Trindade/Hospital de São João-Queimódromo) e das 3h00 às 8h00 (sentido Queimódromo-Trindade/Hospital de São João).

Também as linhas 200 (Bolhão-Castelo do Queijo) e 205 (Campanhã-Castelo do Queijo) vão funcionar entre as 1h00 e as 8h00

O serviço da linha 200 vai prolongar-se até à Praça Cidade do Salvador (Anémona), a partir das 19h00 e até ao fim do serviço normal da linha. O mesmo acontece durante a manhã, entre o início do serviço da linha até às 8h00. Já a linha 205 vai ter uma viatura adicional entre as 21h00 e as 2h30 entre o Hospital de São João e a Praça Cidade do Salvador.

Entre as 1h00 e as 7h00, o serviço da linha 200 vai contar com uma viatura adicional de grande capacidade entre os Aliados e a rotunda da Anémona. Já a linha 205 vai funcionar, entre as 2h00 e as 8h00, com duas viaturas adicionais, que vão fazer a ligação entre a rotunda da Areosa e a Praça Cidade do Salvador.

Comboio

A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta e ter preços especiais durante a semana académica. Os bilhetes de ida e volta para todos os Urbanos do Porto, provenientes de qualquer estação e com destino ao Porto, custam três euros, “mediante apresentação de ingresso para os concertos das Noites da Queima, no dia nele indicado e até às 12h00 do dia seguinte no ato da compra e em trânsito”.

Quem tiver de circular nos comboios Intercidades, Regional e InterRegional, com destino ao Porto, vai ter um desconto de 30%. O desconto no preço dos bilhetes de ida e volta é válido entre 3 e 12 de maio, “mediante apresentação de ingresso para os concertos das Noites da Queima”.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras da CP ou a bordo do comboio, caso o embarque aconteça em estações sem bilheteira.

As portas do Queimódromo abrem às 20h00 e fecham às 4h30, sendo que o recinto encerra apenas às 6h00.