Vão marcar presença representantes da AD, PS, IL, BE, PCP e PAN. A iniciativa "Da Academia para a Europa" começa às 20h30 e vai realizar-se no Palco Cultura.
Seis dos 17 partidos candidatos às eleições europeias, agendadas para 9 de junho, vão participar esta sexta-feira (10) na iniciativa “Da Academia para a Europa“, organizada pela Federação Académica do Porto (FAP). A conversa tem início marcado para as 20h30, no Palco Cultura da Queima das Fitas do Porto.
A iniciativa vai contar com a presença de Lídia Pereira da Aliança Democrática (AD), Francisco Assis do Partido Socialista (PS), Paulo Alcarva da Iniciativa Liberal (IL), José Manuel Pureza do Bloco de Esquerda (BE), Inês Guerreiro do PCP e Hugo Alexandre Trindade do PAN. A moderação vai ficar a cargo do presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes.
O objetivo da conversa, que deverá durar cerca de duas horas, é aproximar os jovens à liderança política e potenciar a participação nas eleições europeias. A iniciativa realiza-se no Palco Cultura, situado entre o palco principal e a área de restauração, antes das atuações de Regula, The Script e Mariana Bo.
Esta não é a primeira vez que a Federação Académica do Porto organiza uma iniciativa desta natureza. Em 2019, ano em que se realizaram as últimas eleições europeias, a FAP também convidou os partidos candidatos às eleições europeias para apresentarem as suas propostas aos jovens. Na altura, as conversas com cada um dos candidatos foram agendadas para dias diferentes.
No total, são 17 os partidos ou coligações que estão a concorrer às eleições europeias. A ordem dos partidos nos boletins de voto foi conhecida no final do mês de abril.
Livre surge em primeiro, seguido do Bloco de Esquerda, do Movimento Alternativa Socialista (MAS) e da IL. Depois, aparece o PAN, o Partido da Terra (MPT), o Reagir-Incluir-Reciclar (RIR), a Alternativa Democrática Nacional (ADN) e o Chega. A AD aparece em 10.º lugar, seguida do Volt Portugal, do Ergue-te, do PS, da CDU e da Nova Direita (ND). Nos últimos dois lugares, surgem o Partido Trabalhista Português (PTP) e o Nós, Cidadãos (NC).
A Queima das Fitas do Porto termina no sábado (11).