A Alemanha vai receber, pela segunda vez, a competição. Na 17.ª edição do Europeu, há vários recordes que podem ser batidos, alguns por portugueses.
O Campeonato da Europa de Futebol, que teve início em 1960, decorre entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha, país que recebe pela segunda vez a competição. A menos de um mês do arranque do Euro 2024, o JPN reuniu alguns factos e curiosidades relacionados com a competição, nomeadamente sobre os recordes que podem ser batidos.
É a primeira vez que a Alemanha recebe uma grande competição de seleções desde o Mundial 2006. Tal como há 18 anos, a prova vai começar em Munique (Allianz Arena) e terminar em Berlim (Olympiastadion). Também como aconteceu no Mundial 2006, a seleção portuguesa vai ficar na região de Harsewinkel.
Este ano, a seleção das quinas assinala a sua nona participação na maior competição europeia de futebol. Em todas as edições anteriores, a equipa conseguiu passar a fase de grupos, sendo que, curiosamente, no ano em que venceu o Campeonato da Europa, Portugal registou o pior registo nesta fase, com zero vitórias e três empates.
O Campeonato da Europa deste ano vai contar com a participação de duas seleções estreantes: a Geórgia e a Sérvia (como país independente). Já a Alemanha e a Espanha são crónicas candidatas a vencer todas as provas em que participam e são as seleções com mais Campeonatos da Europa conquistados (3).
Cristiano Ronaldo é um dos principais nomes desta competição. Na fase final do Euro, o capitão de Portugal é o melhor marcador (14), o jogador com mais jogos (25) e o jogador com golos em mais edições da história do Euro (cinco). É também o jogador com maior amplitude entre o primeiro e o último golo marcados (17 anos e 15 dias – golos contra a Grécia em 2004 e contra a França em 2020). Todos estes recordes poderão ser ainda mais alargados, caso Ronaldo seja aposta de Roberto Martínez no Euro 2024.
Apesar de Cristiano ser o melhor marcador da história da competição, o recorde de maior número de golos numa só edição continua a pertencer a Michel Platini, que fez abanar as redes por nove vezes, no Euro 1984. Já o jogo com mais golos na história do Euro foi logo o primeiro da competição, em 1960, quando a França foi derrotada por 4-5 frente à Jugoslávia. Este recorde quase foi igualado na última edição, quando a Croácia perdeu por 3-5 frente à Espanha.
O recorde de jogador mais jovem a atuar numa partida de um Campeonato da Europa foi quebrado na última edição por Kacper Kozłowski, da Polónia, que entrou em campo com apenas 17 anos e 246 dias. No entanto, é quase certo que vai voltar a ser (largamente) batido este ano.
Lamine Yamal, fenómeno do Barcelona, tem sido opção regular da seleção espanhola e, caso mantenha a aposta, vai ser o primeiro jogador a entrar em campo na maior competição europeia de futebol com apenas 16 anos. A final do Euro 2024 está marcada para o dia a seguir ao seu 17.º aniversário. O recorde de jogador mais jovem a jogar uma final pertence atualmente ao português Renato Sanches, que entrou em campo com 18 anos e 328 dias, em 2016.
No que diz respeito aos jogadores mais velhos, o recorde também pode ser batido, desta feita por um português. O guarda-redes húngaro Gábor Király é o atual detentor do recorde, tendo jogado com 40 anos e 86 dias, no Euro 2016. Se Pepe jogar no Euro 2024, vai ultrapassar este número, uma vez que já tem 41 anos. O recorde de goleador mais velho – Ivica Vastić com 38 anos e 257 dias – também está à vista de Pepe (41) e Cristiano Ronaldo (39).
A seleção italiana vai procurar fazer história e igualar a Espanha, que até agora é a única seleção a ter vencido dois Europeus consecutivos (2008 e 2012). O espanhol Fernando Torres é também o único jogador a ter marcado em duas finais.
Nunca um jogador foi eleito melhor jogador do Euro em mais do que uma edição. Antoine Griezmann (2016) e Gianluigi Donnarumma (2020) são os únicos que podem conseguir este feito, em 2024.
Um total de 61 jogadores já marcaram em mais do que uma edição do Europeu mas, estranhamente, apenas dois conseguiram este feito através de grandes penalidades: Alan Shearer (1996 e 2000) e Zinedine Zidane (2000 e 2004). No que diz respeito a livres diretos, o francês foi o único a conseguir marcar em mais do que uma prova.
Atletas de 104 clubes já conquistaram a competição, com o Bayern (19), o Real Madrid (16) e o Barcelona (15) a serem os clubes que já providenciaram mais vencedores. A seleção vencedora com mais jogadores de uma só equipa foi a Alemanha Ocidental no Euro 1972, com oito jogadores do Bayern de Munique no plantel.
Por fim, a bola oficial da prova vai ter, pela primeira vez, um chip que vai ajudar na deteção semi-automática dos foras de jogo.
Editado por Inês Pinto Pereira