O North Festival está de regresso à cidade do Porto a partir de sexta-feira (24). A grande novidade desta edição, que decorre até domingo (26), é a localização. O JPN reuniu algumas informações sobre o North Festival, evento que marca o início da época dos festivais em Portugal.

North Festival vai realizar-se pela primeira vez no Parque de Serralves. Foto: Margarida Meneses/JPN

Quando é?

O North Festival arranca esta sexta-feira (24) e termina no domingo (26). 

Festival com novo recinto

Ao contrário das edições anteriores, que se realizaram na Alfândega do Porto, o festival urbano de música vai realizar-se no Prado do Parque de Serralves, dada a crescente afluência de público. No ano passado, passaram pela Alfândega do Porto mais de 50 mil pessoas. Em declarações ao JPN, no final de abril, a organização do festival disse que o novo recinto já é uma aposta “ganha”, já que “mais que duplica a lotação”.

Um cartaz diversificado

O cartaz do primeiro dia (24) vai contar com nomes de artistas latino-americanos. O palco principal recebe Nininho Vaz Maia, cantor de flamenco e compositor português, às 18h40 e o cantor espanhol Iñigo Quintero às 19h50. Seguem-se os concertos da cantora argentina Maria Becerra (21h00), do rapper porto-riquenho Myke Towers (22h30) e do cantor espanhol Alejandro Sainz (23h40).

O segundo dia do North Festival marca o regresso dos Plaza aos palcos. A banda portuguesa, que atua às 17h25, vai abrir o espetáculo dos The Reytons, agendado para as 18h35. Mais tarde, a animação fica a cargo da cantora inglesa Birdy e do músico e compositor britânico Tom Odell, que sobem ao palco às 19h55 e às 21h25, respetivamente. A noite termina com o concerto da banda inglesa de rock alternativo Keane (23h15).

O festival de música dedica o último dia do festival à música brasileira. Vão pisar o palco o cantor e rapper brasileiro Wiu (17h20), o grupo Menos é Mais (18h45), Bell Marques (20h20) e Claudia Leitte (22h00). Nelly Furtado, que está de regresso a Portugal, encerra a edição deste ano. O início da atuação está agendado para as 23h30.

Palco Sunset e outros pontos de animação

Tal como na edição anterior, o Palco Sunset vai receber os festivaleiros à chegada ao recinto, cujas portas abrem às 16h00. Já são conhecidos os nomes que vão pisar este palco secundário e animar os festivaleiros não só até começarem os concertos, mas também durante os intervalos das atuações do palco principal. Progressivu e Rich & Mendes atuam no primeiro dia, James Flower e Bitch Boys no segundo, e Brolorizo e Riot no último dia.

Também como é habitual, vão existir outros pontos de animação, onde os visitantes vão poder passar o tempo entre concertos. Durante a sessão de apresentação do festival de música, a organização anunciou que se vão realizar comedy sessions no stand da Fnac, onde Beatriz Gosta vai ser uma presença assídua.

Para além do palcos principal e Sunset, o espaço vai contar ainda com uma zona de restauração e uma zona VIP. A entrada para o recinto está situada na Rua Bartolomeu Velho.

Recinto North Festival

Mapa do recinto Foto: North Festival

Há novidades no sistema de pagamento

Uma das novidades da edição deste ano, anunciada pela organização nas redes sociais, é o sistema de pagamento cashless. Os festivaleiros deverão adquirir a sua pulseira à entrada do recinto num contentor identificado para o efeito. 

A pulseira pode ser carregada no ponto de recolha, numa aplicação ou nos balcões do recinto. Quem utilizar a aplicação 360CITY FUN, precisa de se registar com o número de telemóvel ou o email, associar o identificador e ler o QR Code da pulseira – ou encostar a pulseira ao leitor NFC do telemóvel -, e carregar o valor desejado, recorrendo ao cartão de débito ou crédito ou ao MB Way. Nos balcões do recinto, o processo de carregamento é o mesmo. Assim que for feito o primeiro carregamento, são descontados automaticamente dois euros, independentemente do local em que foi feito. 

No momento do consumo, os festivaleiros precisam apenas de confirmar o valor e encostar a pulseira ao terminal para efetuar o pagamento. O saldo da pulseira, que só pode ser usada nos pontos identificados como aderentes a este sistema, pode ser consultado na aplicação ou nos terminais de pagamento

Nas redes sociais, a organização refere ainda que “o valor carregado na pulseira deverá ser consumido até ao final do festival. Caso contrário, não poderá ser resgatado”.

Como chegar ao recinto?

Durante os três dias do festival, a STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vai ter um serviço “vaivém” entre a Avenida dos Aliados e o Parque de Serralves. Os autocarros vão realizar várias paragens, nomeadamente na Cordoaria, Palácio de Cristal, Praça da Galiza, Faculdade de Ciências e Lordelo.

Os autocarros, com destino ao Parque de Serralves, vão circular entre as 16h00 e as 23h00, “com frequências de viagem de cerca de 30 minutos”. Entre as 23h00 e as 3h00, a operação vai funcionar apenas no sentido Avenida dos Aliados, “com uma frequência de viagens de dez minutos”. O serviço “vaivém” vai ser gratuito.

Os festivaleiros podem usar também outras linhas da STCP para se deslocarem até às imediações do recinto. Entre as 6h00 e as 21h00, podem utilizar as linhas 207 (Campanhã-Mercado da Foz) e 504 (Boavista-Norteshopping) e sair na paragem “Bairro da Pasteleira”; as linhas 200 (Bolhão-Castelo do Queijo) e 204 (Hospital de São João-Foz), cuja paragem “Fluvial (Norte)” fica a cerca de 450 metros da entrada do recinto; e a linha 203 (Marquês-Castelo do Queijo), com as paragens “Serralves” (sentido Ida) e “Serralves (Museu)” (sentido Volta).

A partir das 21h00 – e até às 00h30 -, o serviço das linhas 200 (Bolhão-Castelo do Queijo), 204 (Hospital de São João-Foz) e 504 (Boavista-Norteshopping) mantêm-se.

Durante a madrugada, mais concretamente entre as 00h00 e as 5h00, os festivaleiros podem usar as linhas 1M (Aliados-Matosinhos (Praia), sendo que a paragem “Fluvial (Norte)” fica a cerca de 450 metros da entrada do festival, e 2M (Aliados-Hospital de São João (Via Avenida da Boavista)), com a paragem “Serralves” a ficar a cerca de 1.300 metros do evento.

Ainda há bilhetes?

A menos de uma semana do festival, os bilhetes ainda podem ser adquiridos. O passe diário custa 55 euros e o passe geral para os três dias tem um custo de 120 euros. Os bilhetes diários para a Zona VIP já esgotaram.

Quais são as previsões de tempo?

A semana começou com chuva, mas o sol vai regressar no final desta semana. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, na sexta-feira (24), as temperaturas vão subir ligeiramente e a máxima poderá chegar mesmo aos 19ºC. Ao final do dia, poderá verificar-se alguma nebulosidade, mas não vai chover.

No sábado, o céu vai estar parcialmente nublado e a temperatura poderá chegar aos 18ºC. À noite, as temperaturas vão rondar os 14ºC

As temperaturas voltam a subir no último dia do festival, sendo que os termómetros podem atingir os 21ºC.