A festa começa mais cedo, com vários concertos espalhados pelas diferentes freguesias do Porto. Na noite de São João, voltam a funcionar três palcos em simultâneo. As tradicionais Rusgas vão realizar-se à noite, no dia 22 de junho. As Festas de São João representam um investimento de 680 mil euros.

Apresentação da programação realizou-se na Escola Básica da Alegria. Foto: Inês Pinto Pereira/JPN

A um mês do dia de São João, foram conhecidos os nomes dos artistas que vão animar a Invicta a 23 de junho: Ana Moura, Augusto Canário & Amigos, Fernando Correia Marques, Orquestra Bamba Social Roda de Samba, José Pinhal Post-Mortem Experience, Hipster Pimba e Pop’lar. Ainda não é conhecida a localização da roda gigante, que este ano, devido às obras do metro, não poderá ficar na rotunda da Boavista. 

À semelhança do que aconteceu no ano passado, na noite de 23 de junho vão existir três palcos principais, distribuídos pelo Largo Amor de Perdição, Jardins do Palácio de Cristal e Casa da Música. A apresentação do programa realizou-se esta sexta-feira (24) na Escola Básica da Alegria, que se situa perto das Fontainhas. 

O palco do Largo de Perdição é mais direcionado para a música mais popular e vai receber os concertos de Fernando Correia Marques, agendado para as 22h00, e de Augusto Canário & Amigos, cuja atuação começa depois do fogo de artifício. A música continua depois com MC Abreus & DJ Arthur.

A partir das 22h00, Ana Moura vai pisar o palco situado nos Jardins do Palácio de Cristal, e o seu concerto poderá contar com convidados surpresa. Após o fogo de artifício, é a vez da Orquestra Bamba Social Roda de Samba animar os visitantes.

A noite na Casa da Música começa com um concerto-tributo a José Pinhal pelo grupo José Pinhal Post-Mortem Experience e, depois, a animação ficará a cargo dos DJ Hipster Pimba e Pop’lar. A aposta nos três palcos visa, segundo o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), “ir ao encontro dos vários gostos musicais da população e permitir o fluxo dos foliões por diferentes pontos da cidade”.

“Para começar a entrar no espírito, na noite de São João, o edifício da Câmara Municipal do Porto veste as cores da festa e a fachada estará iluminada“, disse Catarina Araújo, vereadora e presidente do Conselho de Administração da Ágora – Cultura e Desporto do Porto.

No dia seguinte (24), a Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal vai ser palco do concerto da Banda Sinfónica Portuguesa. O espetáculo de entrada gratuita deverá começar por volta das 18h00.

Diversões vão estar espalhadas por três áreas

A edição deste ano do São João do Porto conta também com “três grandes áreas de diversão, localizadas no Jardim do Calém, Avenida D. Carlos I e na Avenida das Fontainhas“.

Ao contrário do que é habitual, a roda gigante e as restantes diversões não vão ser colocadas na rotunda da Boavista, devido às obras da Metro do Porto. Questionado sobre se os empresários, que costumam estar também na rotunda da Boavista, vão ser distribuídos por outros pontos da cidade, Rui Moreira disse que o município “vai tentar”. “Há alguns problemas: temos o problema da roda gigante, por exemplo, estamos a pensar se a conseguimos instalar e onde. Não é evidente. De resto, vamos conseguir contentar os empresários, mas não é fácil”, afirmou.

Como também já é habitual, “um dos principais atrativos da noite será o fogo de artifício”, cujo custo total – “cerca de 73 mil euros” – vai ser repartido pelas duas autarquias. O espetáculo piromusical, que pode ser visto nas Ribeiras do Porto e Gaia, começa às 00h00 e vai durar “16 minutos“.

Freguesias em festa

Ainda antes da noite de S. João, os jardins e praças no Bonfim, Paranhos, Massarelos, Ramalde, Campanhã, Foz e Miragaia contam com vários concertos.

Na Alameda das Fontainhas, no Bonfim, destacam-se os espetáculos de Diapasão (15 de junho), Os Solitários (22 de junho), Delta 7 + Duo Impakto (23 de junho). Em Massarelos, o Cais das Pedras recebe Zézé Fernandes (15 de junho) e o Largo António Calém conta com as atuações de Bandalusa e os Iniciadores, a 14 e 22 de junho, respetivamente.

Os Bandaneia (15 de junho) e Quim Barreiros (21 de junho) vão animar o parque de estacionamento da Casa de Salgueiros, em Paranhos. Já Novo Século (15 de junho) e Siga a Farra (21 de junho) vão atuar no Jardim Sarah Afonso, em Ramalde; e Krystal Band (15 de junho) e os Minhotos Marotos e Marcus Levy (23 de junho) vão fazer a festa na Praça da Corujeira, em Campanhã.

Na programação, está ainda Zé Amaro, que atua a 14 de junho na Esplanada do Castelo, na Foz, e Jorge Guerreiro, cujo espetáculo acontece no mesmo dia, no Largo da Praia, em Miragaia.

Rusgas e arruadas

No dia 15 de junho, a partir das 15h00, as ruas da Invicta voltam a ser palco da Arruada de Ranchos. Nesta iniciativa, vão participar o Rancho Folclórico de Paranhos, o Rancho Folclórico de Campanhã, o Grupo Folclore Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico do Porto, o Rancho Folclórico de Ramalde, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Orfeão do Porto, o Rancho Típico do Ilhéu e o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro. 

Uma das novidades deste ano é a data em que se realizam as rusgas. “O desfile de todos os grupos que representam as freguesias e uniões de freguesias acontece antes do dia de São João, na noite de sábado de 22 de junho“, às 21h00, disse Catarina Araújo. Deste modo, vai-se ao encontro da “vontade popular de ver novamente este evento a decorrer à noite”. A iniciativa, que vai ter transmissão em direto do Porto Canal, termina com o concerto da fadista Lenita Gentil.

A Cascata Comunitária de São João poderá ser visitada no piso superior do Mercado do Bolhão, entre 12 e 30 de junho. Novas construções, realizadas em oficinas desenvolvidas pela Brâmica, da ceramista Teresa Branco, vão ser acrescentadas à cascata. Estas oficinas vão acontecer na Festa da Criança (entre 31 de maio e 2 de junho), na Oficina Brâmica (entre 4 e 5 de junho) e no Mercado do Bolhão, nos dias 7 e 8 de junho. 

As “Flores de Manjerico“, que são tradição da festividade, vão ser instaladas na Praça do General Humberto Delgado. O trabalho desenvolvido pelos FAHR 021.3 conta com mais de 900 exemplares, que serão posteriormente distribuídos pela população, e pode ser visitado entre 19 e 22 de junho.

As festas de São João representam um “orçamento global de 680 mil euros, dos quais cerca de 300 mil se destinam à programação“, disse o autarca. “É um investimento que decorre da aposta do município na animação de rua, bem como na descentralização e democratização da oferta cultural e na criação de novos públicos para a cultura“, acrescentou.

“Na noite de 23 para 24 [de junho], vai ser montado um dispositivo de segurança na cidade, de acordo com as exigências de uma festa que concentra muita gente”, disse ainda Rui Moreira. O presidente da CMP disse ainda que será apresentado em breve “um programa de mobilidade“, bem como os “serviços especiais de transportes“.

No final da apresentação, Rui Moreira foi questionado sobre se, no próximo ano, o São João poderá voltar a realizar-se nos Aliados. “Espero que sim”, disse, acrescentando que a conclusão das obras do metro está prevista para “agosto de 2025“. “Sendo assim, é provável que em final de junho de 2025, a cidade já esteja mais ou menos preparada, mas já me desabituei de acreditar nos prazos“, concluiu.

O presidente da Câmara revelou ainda que vai haver um ecrã “no Largo de Amor de Perdição” para assistir aos jogos de Portugal no Euro 2024.