Apenas oito equipas da Liga Portugal vão participar na Taça da Liga 2024/2025. O novo formato foi proposto pelo Vitória SC, em resposta à alternativa inicialmente apresentada pela Liga. O novo formato visa responder ao alargamento do calendário das competições europeias. O finalista vencido da última edição fica de fora.
A Taça da Liga 2024/25 será disputada num formato diferente do que é habitual. Na próxima época, a competição vai ser disputada por apenas oito equipas, e pela primeira vez não vai incluir equipas da Segunda Liga. A prova vai ser disputada pelos seis primeiros classificados da Liga Portugal que agora terminou, Sporting CP, SL Benfica, FC Porto, SC Braga, Vitória SC e CD Moreirense, e pelos dois recém-promovidos da Liga Portugal 2, CD Santa Clara e CD Nacional.
O formato foi proposto pelo Vitória SC, em resposta à alternativa apresentada pela Liga de Clubes, numa prova em que só participariam os quatro primeiros classificados da Liga Portugal desta época. O modelo, no entanto, não é uma completa novidade. Na temporada 2020/21, devido às restrições associadas à Covid-19, a competição foi disputada pelos seis primeiros classificados da Primeira Liga e os dois primeiros classificados da Liga Portugal 2, em novembro desse ano, por proposta da Liga.
Desde que foi criada, na época 2007/2008, a Taça da Liga sempre envolveu todas as equipas das duas ligas profissionais portuguesas – com exceção da referida época 2020/2021. Quer isso dizer, que são muitas as equipas que ficam agora afastadas da prova. Entre elas, por exemplo, o finalista vencido da edição 2023/24, o Estoril Praia, que terminou na 13.ª posição na Liga Portugal, longe dos seis primeiros lugares que garantem o acesso à competição.
Segundo a Liga, este formato tem como objetivo responder ao alargamento do calendário internacional, em virtude dos novos formatos das competições europeias, reservando um menos número de datas para a competição. Uma opção que terá, para as equipas que agora ficam de fora, consequências, que vão da redução de receitas de bilheteira ao possível alargamento das paragens do calendário, com quebra dos níveis competitivos.
O modelo está, contudo, escolhido e o objetivo da Liga de Clubes é internacionalizá-lo: Pedro Proença, presidente da organização, apontou, em declarações ao jornal “Record”, 2026 como ano provável da estreia da final-four da Taça da Liga fora do país.
Calendário definido
Conhecido é já o calendário de jogos, uma vez que o novo regulamento da prova define o emparelhamento das equipas. E como o quarto classificado defronta o quinto, há um dérbi do Minho na grelha. Para além da receção do SC Braga ao Vitória SC, o FC Porto (3.º) joga no Estádio do Dragão contra o CD Moreirense (6.º), o campeão Sporting CP recebe o segundo classificado da Liga Portugal 2, CD Nacional, enquanto o campeão do segundo escalão, CD Santa Clara, desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o SL Benfica.
A data provisória para a realização dos jogos é 30 de outubro.
Os vencedores dos quartos de final da competição encontrar-se-ão na final-four que será novamente disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. As datas para já apontadas são 7 e 8 de janeiro, para as meias-finais e 11 de janeiro para a final.
Editado por Filipa Silva