A proposta foi feita pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que possui relações de colaboração científica com Anne L’Huillier. A cientista e professora recebeu o Prémio Nobel da Física, em 2023, pelos seus trabalhos na área da física atómica.
A Universidade do Porto (UP) vai distinguir esta terça-feira (28) Anne L’Huillier, detentora do Nobel da Física de 2023, como nova Doutora Honoris Causa. A proposta foi feita pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) que possui relações de colaboração científica com a laureada. A cerimónia realiza-se às 15h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, avançou a UP.
Há mais de dez anos que a FCUP colabora diretamente com a cientista. Em 2012, altura em que realizou o primeiro doutoramento em co-tutela com a Universidade de Lund, Anne L’Huiller orientou a tese do estudante Miguel Miranda. Desta orientação resultou a criação da Sphere Ultrafast Photonics: “Sedeada na própria FCUP, a Sphere Ultrafast Photonics desenvolve tecnologia de ponta em lasers ultracurtos, patenteada e comercializada internacionalmente. Os seus produtos permitem medir e controlar impulsos laser ultracurtos, que desempenham um papel fundamental em muitas áreas científicas e tecnológicas avançadas, como a microcirurgia a laser, a espectroscopia de tempo de vida ultracurto, a microscopia de imagem não linear ou a fabricação de materiais nanoestruturados”, descreve a UP.
Devido à investigação que tem realizado sobre a reação de eletrões a impulsos de luz de curta duração, a investigadora foi distinguida com o Prémio Nobel da Física no ano passado. Foi a quinta mulher a ser galardoada na categoria e recebeu um prémio no valor de 11 milhões de coroas suecas, que equivale a cerca de 950 mil euros.
A cerimónia vai ser transmitida no canal do Youtube da U.Porto. Para além da distinção, a cientista vai participar ainda num seminário na FCUP – “Attosecond light pulses for studying electron dynamics” – , no dia 29 de maio às 11h00.
Editado por Inês Pinto Pereira