O Primavera Sound Porto 2024 promete uma edição com algumas novidades. O evento, que vai decorrer entre o dia 6 e 8 de junho, tem a data de Lana Del Rey esgotada desde março. O JPN visitou o recinto e falou com a organização sobre o fim do palco BITS, a preparação do local para o caso de haver chuva e sobre os artistas em destaque no evento.
O Primavera Sound Porto, que arranca na quinta-feira e se prolonga até sábado, no Parque da Cidade, vai apresentar melhorias para consolidar as mudanças implementadas na edição anterior. É essa a convicção da organização: “Este ano, é um melhoramento da edição de 2023, que foi quando fizemos grandes mudanças como a instalação de dois novos palcos, o Palco Porto, que é o palco principal, e o Palco Plenitude. E este ano há o melhoramento dessa zona”, diz ao JPN Catarina Soares.
A responsável pela comunicação e imprensa do festival informou também que foram introduzidas alterações para melhorar a visibilidade e a acessibilidade do público junto ao palco principal: “nós percebemos e ouvimos o público e achamos que havia pequenas coisas que fazia todo o sentido melhorarmos. Uma delas é a divisão da régie, precisamente para que haja mais visibilidade para o público”. Também o bar central foi retirado e afastado.
Outra das mudanças mais importantes é o fim do Palco Bits, que não estará presente nesta edição. O motivo, segundo Catarina Soares, é que o edifício onde o palco estava instalado pertence ao Sport Clube do Porto, que fechou para obras. “Por muito que seja a nossa vontade regressar, é uma estrutura privada e estamos sempre dependentes de quem nos dê autorização. O edifício está fechado para obras e vai sofrer uma reformulação”, disse Catarina Soares ao JPN.
Com o fim do palco onde tradicionalmente tinham lugar os últimos concertos, a organização aproveitou para fazer “ajustes” nos horários: “As portas do recinto este ano abrem mais cedo, porque nós queremos tornar o festival um festival mais diurno”. Além disso, “os concertos começam um bocadinho mais cedo para que tudo se ajuste e as pessoas aproveitem o que de bom oferece aqui o Parque da Cidade”.
Segundo a organização, o festival também está mais preparado para enfrentar condições climáticas adversas, especialmente após os problemas enfrentados no ano passado com a chuva. “Estamos a fazer pequenas coisas para termos tendas abrigadas e áreas de restauração mais protegidas”. Ainda como forma de prevenção Catarina Soares disse que implementaram “um sistema de drenagem” na frente do Palco Porto para evitar o mesmo problema do último ano. Nesta fase, estão envolvidas na organização “milhares de pessoas”, conta Catarina Soares.
Dia de Lana Del Rey esgotado desde março
O orçamento para os artistas ronda os 6,5 milhões de euros, e apesar do tamanho mais curto do cartaz, o Primavera Sound Porto 2024 traz grandes nomes. “Este ano, conseguimos que grande parte dos headliners fossem partilhados com Barcelona. Temos artistas gigantes que atuam pela primeira vez em Portugal e outros muito aguardados, como Lana Del Rey e SZA”, afirmou Catarina.
Os destaques desta edição incluem também PJ Harvey, Mitsky, The National, Pulp e Justice, contudo, a norte-americana Lana Del Rey é particularmente aguardada. “Este dia está esgotado desde março, o que demonstra a adoração do público”, informou Catarina Soares. Sobre os outros dias “ao que tudo indica, eles irão esgotar até ao festival, segundo as nossas previsões”, declarou à margem de uma visita que o JPN fez ao recinto na última sexta-feira (31).
Para o evento deste ano o passe geral está à venda por 195 euros, enquanto o passe geral VIP está disponível por 250 euros, e os bilhetes podem ser encontrados no site oficial do festival. Para estes dias de espetáculo, a organização expressa otimismo: “Estamos muito confiantes e entusiasmados. Tudo aponta para que se esteja bom tempo, finalmente, o que permitirá aproveitar ao máximo o festival”.
Sobre o futuro, as preparações para a edição de 2025 já estão em andamento: “nós ainda nem sequer começamos o Primavera Sound Porto 2024 e já estamos a fechar o cartaz de 2025”. Contudo, sobre artistas, a responsável pela comunicação não adiantou mais pormenores: “Ainda não tenho nomes para compartilhar, mas as primeiras apostas já estão sendo feitas”, concluiu.
Editado por Filipa Silva