Chega e Iniciativa Liberal foram os grandes vencedores da noite, visto que conseguiram eleger, pela primeira vez, para o Parlamento Europeu. Já o PAN perdeu representação.

Portugal elege 21 dos 720 eurodeputados do Parlamento Europeu. Foto: Philippe BUISSIN/© European Union 2024 - Source : EP

O Partido Socialista (PS) venceu as Eleições Europeias 2024 com 32,1% dos votos e elegeu oito eurodeputados, menos um do que em 2019. A Aliança Democrática (AD), com 31,2%, elegeu sete eurodeputados. Se tivermos em conta que, em 2019, o PSD elegeu seis e o CDS-PP um, a Aliança Democrática elegeu o mesmo número de mandatos que no último ato eleitoral.

Os grandes vencedores da noite são o Chega e a Iniciativa Liberal (IL), já que conseguiram garantir, pela primeira vez, representação no Parlamento Europeu. O Chega foi a terceira força política mais votada (9,8%), seguida da IL (9,1%). Ambos os partidos elegeram dois eurodeputados.

Em quinto lugar, surge o Bloco de Esquerda (BE), com 4,3%. O partido foi um dos derrotados da noite, já que, embora tenha garantido a continuidade no Parlamento Europeu, perdeu um eurodeputado face a 2019. Também a CDU garantiu a permanência no PE (4,1%) com menos um mandato do que nas últimas eleições europeias.

O PAN, que conquistou 1,2%, foi a nona força política mais votada, atrás do ADN. O partido sai também derrotado da noite eleitoral, uma vez que perdeu o mandato que tinha garantido nas últimas eleições europeias e, consequentemente, representação no PE. Outro dos derrotados da noite é o Livre que, mais uma vez, não conseguiu eleger qualquer eurodeputado.

Portugal elege 21 dos 720 deputados que vão compor o Parlamento Europeu: PS elegeu oito, AD sete, Chega dois, IL dois, BE um e CDU um.

Nestas eleições europeias, a taxa de abstenção fixou-se nos 64%, menos cinco pontos percentuais em relação a 2019.