O atleta conseguiu a marca dos 18,04 metros, mas ficou atrás do espanhol Jordan Díaz, que saltou mais 14 centímetros. Esta quarta-feira, último dia dos Campeonatos Europeus de Atletismo, seis atletas portugueses disputam finais: Agate Sousa, João Coelho, Ericsson Tavares, Ricardo dos Santos, Omar Elkhatib e Isaac Nader.
Pedro Pablo Pichardo sagrou-se esta terça-feira (11) vice-campeão do triplo salto nos Campeonatos da Europa de Atletismo, que estão a decorrer em Roma. O atleta ficou atrás do espanhol Jordan Díaz, que saltou 18,18 metros, mais 14 centímetros que Pichardo. Apesar de não ter ganho a medalha de ouro, fixou um novo recorde nacional na disciplina.
O início da prova fez pensar que Pichardo iria sair de Roma campeão: conseguiu 17,51 metros no primeiro salto e 18,04 metros no segundo. Normalmente, atingir os 18 metros no triplo salto dá direito ao título de vencedor. No entanto, o atleta, que já detinha os títulos de campeão do mundo e de campeão olímpico, não conseguiu reivindicar o título de campeão europeu, conquistado na final de Munique em 2022, depois de ter sido derrotado pelo surpreendente salto do espanhol Jordan Díaz.
O jovem espanhol, que tal como Pichardo é de origem cubana, conseguiu nada menos que o terceiro melhor salto da história ao 5.º ensaio e reclamou, assim, o ouro para si.
Como prémio de consolação, além da medalha de prata, Pichardo, estabeleceu também um novo recorde nacional ao alcançar a marca dos 18,04 metros. Até à data, o máximo registo era de 17,98 metros e também pertencia ao atleta. A marca foi conquistada a 5 de agosto de 2021, na final olímpica de Tóquio.
Perto de chegar às medalhas em Roma no triplo salto esteve outro português, Tiago Pereira, que conquistou o quarto lugar, após perder a luta pelo pódio na última ronda de saltos. O francês Thomas Gogois conseguiu saltar 17,38 metros, mais 30 centímetros do que Tiago Pereira.
No medalheiro nacional, a prata de Pichardo junta-se ao bronze que Liliana Cá conquistou, no sábado (8), no lançamento do disco. Ao alcançar a marca dos 64,53 metros, a atleta subiu, pela primeira vez, ao pódio de uma grande competição a nível internacional, concretizando um sonho.
Outros bons resultados
Desde que os campeonatos começaram, na sexta-feira (7), muitos atletas portugueses estiveram em prova e a um dia de terminar a competição, alguns asseguraram já bons resultados. Ainda no lançamento do disco, Irina Rodrigues terminou em quarto lugar, com o resultado de 62,76 metros.
Destaque também para Fatoumata Diallo que terminou a final dos 400 metros barreiras em oitavo lugar, com 55,65 segundos. A atleta voltou a estabelecer um novo recorde nacional, depois de o ter feito nas semifinais (54,65 segundos), e garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.
Também Salomé Afonso terminou a competição dos 1.500 metros em oitavo lugar. A estafeta feminina de 4×100 metros também festejou o alcance de um novo recorde nacional, com a marca de 43,85 segundos, mas sem conseguir o acesso à final.
Seis portugueses entram esta quarta-feira em ação
Neste que é o último dia dos campeonatos, há mais portugueses em finais. Agate Sousa vai competir às 19h54 na final de salto em comprimento. João Coelho, Ericsson Tavares, Ricardo dos Santos e Omar Elkhatib vão marcar presença – a primeira portuguesa – na final de estafeta 4×400 metros às 20h17.
Já Isaac Nader vai tentar conquistar uma medalha na final dos 1.500 metros, que se realiza às 21h16. O atleta conseguiu recuperar de uma queda na última volta na semifinal. Tendo em conta os recordes pessoais dos atletas em competição, está entre os melhores a nível europeu.
As provas podem ser acompanhadas em direto na RTP2.
No total, a comitiva portuguesa que viajou até Roma é composta por 50 atletas.
Editado por Inês Pinto Pereira