O presidente do SJ, Luís Filipe Simões, disse ao JPN que a reunião é essencial “não só para falar sobre o caso da Global Media, mas sobre todo o setor da comunicação social, que como sabemos vive tempos muito complicados".

Sindicato quer levar ao novo Governo os problemas que afetam o setor. Foto: Maria Rego/JPN

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tem uma reunião marcada para a próxima terça-feira (18) com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, avançou ao JPN o presidente do SJ, Luís Filipe Simões.

Depois de ter tornado público, esta terça-feira, que escreveu ao ministro que tutela a pasta da comunicação social um pedido de reunião urgente para o informar sobre “a grave situação que afeta centenas de trabalhadores a recibos verdes” do Global Media Group (GMG), o SJ vai para este encontro com o objetivo de tratar não só a situação dos trabalhadores com salários em atraso, mas também os problemas do setor da comunicação social “que como sabemos vive tempos muito complicados”, comentou Luís Filipe Simões.

O sindicato tem feito esforços junto da administração da GMG para tentar desbloquear os pagamentos em falta. Os salários de março foram liquidados esta quarta-feira (12), mas Luís Filipe Simões lembra que “ainda está em falta o mês de abril e há um subsídio de Natal em dívida a todos os trabalhadores”.

Sobre a aquisição de parte dos títulos da GMG pela Notícias Ilimitadas (NI), o presidente do SJ diz que “era bom que quando essa situação fosse resolvida estivesse tudo liquidado”. O sindicato ainda não foi contactado pela NI, mas pretende marcar uma conversa com a nova administração assim que o negócio esteja efetivado, para “garantir que estas situações não se eternizam”.

Luís Filipe Simões espera que a reunião com o ministro “seja a primeira de muitas conversas, até porque há um plano para viabilizar o jornalismo e os órgãos jornalísticos e nós entendemos que temos uma palavra a dizer nesse campo”, concluiu.

Editado por Filipa Silva