A Feira da Alegria reúne obras de ilustração, gravura, cerâmica e não só em mais de 150 bancas, nos jardins da Faculdade de Belas Artes. Decorre este fim de semana, sábado e domingo, e tem o propósito de abrir a faculdade "à comunidade. O JPN falou com a organização.

A Feira da Alegria decorre nos jardins da FBAUP. Foto: FBAUP

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vai receber sábado (15) e domingo (16) a Feira da Alegria. A iniciativa decorre nos jardins da faculdade, localizada na Avenida Rodrigues de Freitas, tal como aconteceu na edição do ano passado.

Na Feira da Alegria, mais de 150 bancas espalham-se pelos jardins da FBAUP com o intuito de vender e divulgar os mais variados projetos de arte, nos domínios das artes gráficas, da serigrafia, gravura, tipografia, ilustração, cerâmica, desenho e não só. 

Constança Martins, da AEFBAUP, responsável pela organização da feira, conta ao JPN que a Feira da Alegria “era um mercado de arte muito pequeno, apenas com alguns nomes do bairro do Bonfim”. Na edição de 2023, contudo, o evento contou “com cerca de 5.000 visitantes”.

Para este ano, a estudante espera que “haja um crescimento desse número, porque também há um crescimento de bancas”. A jovem afirma que a maior parte do público que visita a Feira da Alegria são sobretudo “famílias”, levando a que, no ano passado, o evento tenha tido “animação para crianças”, exemplificou.

Constança Martins refere que o “primeiro fim” desta feira é “abrir as portas da faculdade para a comunidade”. Considera ainda que a iniciativa “é benéfica para os estudantes, porque mostram o seu trabalho” e que o evento permite “dar a conhecer projetos independentes”.

A escolha das bancas presentes na Feira da Alegria foi feita através de uma open call, que se realizou entre os meses de março e abril. A organização pretende que “pelo menos um terço das bancas sejam de estudantes”. A feira é organizada pela Associação de Estudantes (AEFBAUP), em parceria com o Praça da Alegria F.C., uma associação desportiva do Bonfim.

Além de todas as bancas de arte disponíveis, a Feira da Alegria conta com uma programação musical, com concertos a decorrer ao longo dos dois dias. A entrada é livre e a feira decorre entre as 11h00 e as 19h00.

Editado por Filipa Silva