Através de câmaras óticas, sensores e inteligência artificial, será possível analisar cada movimento e detalhe dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol, que arrancou esta sexta-feira (14), na Alemanha. Fique a conhecer as ferramentas que tornarão isto possível.

Vídeoárbitro (VAR)

O VAR foi introduzido na Liga dos Campeões em 2019 e, apesar de não reunir total consenso sobre os contributos que presta ao futebol – na Premier League, por exemplo, foi recentemente ponderada a sua continuação, quer devido a erros técnicos, quer pelas consequências ao nível da própria relação entre os adeptos e o futebol -, o VAR vai estar presente no Euro 2024, mas com poderes limitados.

Vão estar presentes em todos os jogos um VAR, dois assistentes de vídeoárbitro e três operadores de vídeo. Para atender às necessidades de vídeoarbitragem, foram construídas quatro salas de operações de vídeo (VOR), no Centro Internacional de Transmissão em Leipzig.

Vídeo-árbitro em ação

O protocolo do VAR confirma que a equipa de vídeoárbitros só vai intervir em casos de erros óbvios, relacionados com golos, incidentes na área, cartões vermelhos e identidades trocadas. Se o VAR detetar um erro grave, este pode pedir ao árbitro para fazer uma revisão em campo, mas a decisão final é sempre feita pelo árbitro da partida.

Para situações como foras de jogo ou faltas, o VAR pode informar o árbitro sem que o ecrã junto ao relvado seja necessário. Para aumentar a relação entre o espectador e o jogo, o processo de revisão do vídeoárbitro será comunicado dentro do estádio nos ecrãs gigantes.

Connected Ball

A Connected Ball vai ser utilizada pela primeira vez num europeu de futebol e estará presente na bola oficial do jogo. Esta consiste numa tecnologia que ajuda os vídeoárbitros a identificar cada toque individual na bola, simplificando a resolução de incidentes como mão na bola e penáltis.

Tecnologia da linha de golo

Esta ferramenta é utilizada desde 2016 em algumas competições da UEFA, e vai estar presente em todos os estádios onde vão decorrer os jogos do Euro 2024.

Com esta tecnologia, surge um alerta no relógio do árbitro um segundo após a bola entrar na baliza. Isto acontece devido às sete câmaras por baliza e ao software de controlo de localização da bola dentro da área. A maior vantagem desta ferramenta é permitir que se consiga esclarecer mais facilmente se a bola entra ou não na baliza. A Connected Ball poderá também ser implementada na Liga Portuguesa de Futebol a partir de 2025.

Como é feita a análise dos dados recolhidos pelas diversas ferramentas?

Os dados recolhidos são reunidos no Centro de Tecnologias Futebolísticas (FTCH HUB), e aqui são sujeitos a um controlo de qualidade em direto e posteriormente enviadas para as diferentes aplicações.

A aplicação de todas estas ferramentas tem o objetivo de facilitar e simplificar o trabalho do árbitro, e aumentar a transparência durante os jogos do Euro 2024.

Editado por Filipa Silva