A nova estação de televisão da Medialivre começou a emitir esta segunda-feira (17) e coloca o foco “nas temáticas políticas, económicas e nos grandes desafios da civilização”.

Emissão arrancou às 07h00 desta segunda-feira. Foto: Fernando Macedo/JPN

O novo canal da Medialivre (antiga Cofina) começa esta segunda-feira (17) a emitir. O News Now é um canal de informação focado “nas temáticas políticas, económicas e nos grandes desafios da civilização, como o aquecimento global ou a inteligência artificial”. De acordo com a informação enviada pelo grupo à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), a cobertura do Now vai ter forte incidência “na informação internacional, em particular a relacionada com o espaço europeu”.

O elenco de jornalistas é composto por vários nomes conhecidos do espaço mediático português, como Pedro Mourinho, que será o pivot principal da estação, Patrícia Matos, anteriormente na TVI, Maria Caetano Antunes, que troca a SIC Notícias pelo Now, Mário Carneiro, que esteve na RTP, e José Pedro Fernandes, ex-coordenador no Porto Canal.

O News Now vai ter uma emissão de 24 horas por dia, com noticiários a cada hora, atualizados de 15 em 15 minutos, e conta com o comentário regular de várias figuras proeminentes do cenário político nacional, que a estação apelida de “protagonistas”. “Não são comentadores, são protagonistas, e são essas personalidades que estarão no centro da ação”, explicou Luís Santana, diretor-executivo (CEO) da Medialivre, durante a apresentação do canal, no final de maio.

Da lista de comentadores, fazem parte personalidades como o ex-primeiro-ministro António Costa, o ex-presidente do PSD, Rui Rio, o ex-ministro das Finanças, Fernando Medina, a ex-diretora-geral da Saúde, Graça Freitas ou o cardeal Américo Aguiar, bispo da diocese de Setúbal.

O diretor-geral editorial da Medialivre, Carlos Rodrigues, assume a responsabilidade pela programação e informação do canal, que ocupa a nona posição na grelha das principais operadoras nacionais. O alinhamento integra conteúdos produzidos por outros títulos da Medialivre, como a “Sábado”, o “Negócios”, o “Record” e a “Máxima”.

Numa entrevista ao ECO, Carlos Rodrigues revelou que o projeto para um novo canal de informação começou a ser desenvolvido assim que a direção percebeu que “a CMTV tinha o seu plano traçado de sucesso” e negou qualquer convergência entre os dois canais. “Para os espectadores da CMTV, o Now será um canal concorrente”, afirmou.

O News Now é o quarto canal português de informação a ser criado – a CMTV está registada como um canal generalista – e junta-se esta segunda-feira à SIC Notícias, RTP3 e CNN Portugal, seguindo a ordem de criação destes canais.

Editado por Filipa Silva