A equipa feminina perdeu o título para o Brasil no Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2024, em Xangai. A masculina conquistou o sétimo lugar frente à Chéquia.

 

Seleção feminina foi a segunda melhor do Campeonato Mundial Universitário da modalidade.

A seleção nacional universitária de futsal feminino sagrou-se este domingo (16) vice-campeã mundial em Xangai, na China. A equipa lusa perdeu por 3-1 frente ao Brasil, numa reedição da final de 2022, disputada em Braga.

As portuguesas saíram da primeira parte da partida a ganhar. Marta Teixeira, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, esteve no lance que resultou no golo português, aos 12 minutos – um autogolo da brasileira Luana Rodrigues. Aos 23 minutos da segunda parte, Bella empatou o jogo e levou a decisão do encontro para o prolongamento. Foi a mesma atleta que, logo no primeiro minuto do tempo extra, deu a volta ao marcador. 

As brasileiras acabaram por decidir o jogo aos 48 minutos, com um golo de Amanda Oliveira, quando Portugal já apostava em jogar com a guarda-redes avançada.

Desta vez foi o Brasil quem ficou com o troféu e a equipa nacional não conseguiu, assim, renovar o título.

Seleção masculina em sétimo lugar

A equipa masculina tinha na mira o quinto lugar, depois da derrota nos quartos de final com a Croácia (1-4), mas, no último sábado, os quatro golos de Portugal não chegaram para vencer Marrocos, que marcou seis.

Os estudantes portugueses tiveram assim de disputar a sétima posição do campeonato e aí os portugueses saíram vitoriosos: ganharam à Chéquia por 5-0.

O campeonato foi ganho pela Croácia que, além de eliminar Portugal, também derrubou o “incumbente” Brasil, com uma vitória clara por 4-1.

Apesar de não ter chegado ao pódio, a seleção nacional universitária de futsal masculino traz para casa três recordes. A goleada de 65-0 no jogo com os Emirados Árabes Unidos foi a maior goleada na história da competição, na história da modalidade em Portugal e a segunda maior goleada no Guiness World Records.

Na competição estiveram três estudantes da Universidade do Porto: além de Marta Teixeira, na equipa feminina, Eduardo Martins e Ricardo Marques, estudantes da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Letras, respetivamente, integraram o plantel masculino.

Editado por Filipa Silva