A Seleção Nacional joga esta terça-feira (18) à noite, frente à Chéquia, o primeiro jogo do Europeu. O selecionador Roberto Martínez elogiou o "perfil ofensivo" dos checos. O homólogo checo aponta Portugal como favorito a vencer o torneio. Encontro vai ser transmitida em direto na SIC.
A Seleção Nacional de Futebol joga esta terça-feira (18) às 20h00, frente à Chéquia na Red Bull Arena, em Leipzig. O jogo de estreia no Europeu da Alemanha vai ser transmitido em direto na SIC.
Depois de uma fase de qualificação com muitas experiências no 11 inicial, ainda não há certezas sobre quem, dos 26 convocados, entrará em campo. O guarda-redes Diogo Costa é para já o único jogador confirmado pelo selecionador nacional Roberto Martínez, durante a conferência de antevisão do jogo, esta segunda-feira (17).
A confirmação do nome do guarda-redes do FC Porto veio na sequência de outra questão: vai jogar com dois ou três centrais? “É muito claro o que queremos fazer, mais ainda não falei com os jogadores”, respondeu o espanhol. “Posso dizer que o Diogo COsta vai estar na baliza. Falei com os guarda-redes porque precisa de uma preparação diferente na véspera de jogo”, explicou.
Questionado mais do que uma vez sobre Cristiano Ronaldo, o selecionador nacional realçou a importância do capitão da equipa e de Pepe, por terem uma “experiência que não há noutro balneário”, e serem os “dois jogadores mais velhos do torneio”.
Já em resposta ao “perfil ofensivo” que o treinador da Chéquia disse querer apostar, Roberto Martínez concorda que o adversário “joga para ganhar” e confessa que gosta da ideia de jogo dos checos, “um estilo de pressão alta”, referiu. “O Soucek está a fazer épocas consistentes, o Schick é campeão alemão… Há jogadores com ideias claras. A Chéquia joga para ganhar, corre riscos e será fantástico para o adepto neutro” assistir ao jogo, vaticinou.
Pelo seu lado, Ivan Hasek, selecionador checo, prometeu jogar com ambição, apesar do favoritismo de Portugal: “Se não tivermos a bola e só defendermos, não vamos ter sucesso”, afirmou aos jornalistas. “Portugal tem jogadores que jogam nos melhores clubes e são estrelas. É favorito a ganhar o torneio. Temos de neutralizar Ronaldo. Vão recordar isto a vida toda”, disse ainda na conferência de imprensa de antevisão.
Este será o quarto encontro das equipas numa fase final de um Europeu. Nos duelos anteriores, Portugal ganhou dois dos três confrontos. Fora Europeus, as duas equipas encontraram-se na fase de grupos da Liga das Nações, em 2022. Os dois jogos terminaram com a vitória da seleção nacional por 2-0 e 0-4, respetivamente. Neste último, os golos foram de Diogo Dalot (2), Bruno Fernandes e Diogo Jota.
O jogo Portugal-Chéquia não é o único jogo do dia, a Turquia e a Geórgia, também do grupo F, jogam esta terça-feira a partir das 17h00, com transmissão na Sport TV.
O árbitro da partida já foi revelado: vai ser o italiano Marco Guida.
Editado por Filipa Silva