A atleta, que competiu na prova de 200 metros costas, bateu o recorde nacional e tornou-se na primeira portuguesa a conquistar o título europeu nesta disciplina. Francisca Martins vai competir esta quarta-feira na segunda semifinal de 200 metros livres e na prova de qualificação dos 400 metros livres.

Camila Rebelo é natural de Coimbra e tem 21 anos. É a primeira portuguesa a conquistar um título europeu na natação pura. Foto: Federação Portuguesa de Natação

A atleta portuguesa Camila Rebelo conquistou esta terça-feira (18), na Sérvia, o título de campeã europeia na prova de 200 metros costas. A nadadora fez história ao fixar um novo recorde nacional na distância (2:08.95) e ao tornar-se a primeira nadadora portuguesa a conquistar o título europeu.

Na final, a atleta de 21 anos, natural de Coimbra, liderou a prova nos últimos 50 metros e acabou com um novo recorde ao bater um registo que já lhe pertencia (2:09.54). Dora Molnar ficou em segundo lugar (2:09.02), seguida de Eszter Szabo Feltothy (2:09.21). A atleta chegou à final depois de ter conseguido a marca de 2:10.73 nas meias-finais.

Camila Rebelo já tinha conseguido os mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris em 2023, quando conquistou o quinto lugar a competir nesta distância.

Em entrevista à Lusa, no final da prova, a atleta disse não ter palavras para descrever a vitória. “Chegar aqui, fazer recorde nacional, fazer recorde pessoal, fazer abaixo do mínimo para os Jogos, ser campeã europeia, não tenho palavras”, afirmou.

Com este título, Camila Rebelo, que já era a atleta de natação melhor colocada de Portugal, quando ainda não se tinha conseguido apurar para os Jogos Olímpicos, entra de vez no conjunto de atletas que vai merecer muita atenção nos Jogos de Paris.

Para além de Camila Rebelo, também Ana Rodrigues está a disputar o Europeu de Desportos Aquáticos. A atleta, que ficou esta terça-feira em sétimo lugar na primeira semifinal dos 100 metros bruços, vai competir nos 50 metros bruços e 50 metros livres no próximo sábado (22). 

Francisca Martins, do Foca – Clube de Natação de Felgueiras, que marcou presença na final dos 800m livres (4.º lugar), vai competir esta quarta-feira na semifinal de 200 metros livres e na prova de qualificação dos 400 metros livres.

Em competição, está também Gabriel Lopes, que vai competir este sábado na prova dos 200 metros estilos.

A competição começou esta segunda-feira (17) e decorre até domingo (23), na Sérvia. Portugal tem 11 atletas inscritos e participa em todas as disciplinas dos campeonatos: natação pura, artística, águas abertas e saltos para a água. Na natação pura, participam apenas quatro nadadores, o que se justifica, de acordo com a Federação Portuguesa de Natação, com o facto de a maioria dos atletas ter já garantida a qualificação para os Jogos Olímpicos, o ponto mais alto da época.

A competição pode ser acompanhada na RTP2 e os resultados através do site oficial.

Editado por Inês Pinto Pereira