Portugal ganhou por 2-1 à Chéquia no primeiro jogo do Campeonato Europeu, com um golo marcado já nos descontos. Foi um jogo difícil, mas a seleção "mostrou uma personalidade incrível", diz Roberto Martínez.

Seleção festeja o golo da vitória, marcado por Francisco Conceição. Foto: FPF/Diogo Pinto

No jogo de estreia no Campeonato Europeu, a seleção nacional de futebol venceu, esta terça-feira (18), a Chéquia, por 2-1. Os golos foram marcados todos na segunda parte e Portugal esteve em desvantagem no marcador. Foi graças a um autogolo de Hranáč e ao golo de Francisco Conceição aos 92′, que a seleção saiu do jogo com três pontos que a colocam no segundo lugar do grupo F com os mesmos pontos da Turquia. 

O jogo que se realizou acompanhado de bastante chuva, iniciou-se com um onze em que Roberto Martínez decidiu colocar Nuno Mendes do lado esquerdo numa linha de três defesas em conjunto com Rúben Dias e Pepe. Nas laterais ficaram João Cancelo, na esquerda, e Diogo Dalot, na direita.

A seleção adotou desde o início uma postura muito pressionante e manteve a maior parte do tempo a posse de bola, havendo várias tentativas de concretização mal sucedidas. No entanto, a Chéquia optou por uma formação bastante defensiva e todas as intervenções de Ronaldo, Bruno Fernandes e Rafael Leão tardaram a produzir resultados.

Aos 62 minutos, Portugal sofreu um golo na sequência de um cruzamento, da esquerda do ataque checo, por parte de Douděra. Pepe cortou o lance de cabeça, mas a bola sobrou para um jogador checo que a entregou a Provod. O lateral fez um remate colocado à entrada da área e adiantou os checos no marcador. Este foi o primeiro lance de perigo criado pela seleção checa.

Após sofrer o golo, o selecionador português fez alterações à equipa de modo a mudar o rumo do jogo. Gonçalo Inácio e Diogo Jota substituíram Diogo Dalot e Rafael Leão, respetivamente. Aos 69 minutos, Portugal conseguiu empatar. Quando Bruno Fernandes efetuou um cruzamento para Nuno Mendes, este cabeceou na direção do guarda-redes Staněk, que defendeu para a frente. A bola bateu nas pernas do central checo Hranáč e resultou o primeiro golo português.

A seleção continuou dominadora, embora com muita dificuldade a encontrar caminho para a baliza checa. Aos 88′, pareceu que o golo português ia mesmo chegar, com Diogo Jota a marcar de cabeça. Contudo, o golo foi anulado por fora de jogo de Cristiano Ronaldo, que tinha rematado também de cabeça ao poste, antes do avançado português do Liverpool.

Com uma compensação de quatro minutos, a seleção portuguesa lograria chegar à vitória aos 90+2. A reviravolta acabou por envolver dois jogadores acabados de entrar em campo. Pedro Neto, na esquerda, cruzou a bola com força para o coração da área. A bola embateu num defesa checo e sobrou para Francisco Conceição que não desperdiçou a oportunidade e marcou o segundo golo deste encontro para delírio dos adeptos.

Com esta vitória, Portugal assegurou os primeiros três pontos do campeonato e lidera o grupo F, juntamente com a Turquia, que venceu a Geórgia, em Dortmund, por 3-1. Os turcos são os próximos adversários de Portugal.

No rescaldo do jogo, o selecionador de Portugal afirmou, em conferência de imprensa, que o grupo “está junto” e que isso bastou para alcançar a vitória. Roberto Martínez diz que a seleção jogou “com coração e disciplina” e que a “resiliência futebolística” foi importante para controlar o jogo. Descreve a preparação do grupo como “muito boa” destacando a atitude: “Hoje acreditámos, mostrámos uma personalidade incrível e o balneário mostrou muitos valores que são essenciais para ganhar jogos”.

Sobre o marcador do golo da vitória, Francisco Conceição, que Martínez já tinha batizado de “espalha-brasas” na conferência da convocatória final da seleção, voltou a referir-se ao jovem avançado como “o espalha-brasas que precisávamos hoje”. Fez contudo referência à importância do plantel, incluindo a todos os que estiveram no banco, e aos adeptos pelo ambiente que criaram à volta da seleção.

Francisco Conceição, o “herói” do encontro, afirmou que o seu principal objetivo foi marcar. “Vi que o jogo estava difícil, entrei e queria ajudar a equipa a chegar ao golo, foi isso que eu fiz. Ajudei a equipa”, afirmou. Na mudança do rumo do jogo, destacou que está “sempre pronto a ajudar.” 

O próximo jogo da seleção está marcado para este sábado (22) às 17h00. Os portugueses enfrentam a Turquia, em Dortmund. O jogo pode ser assistido na RTP 1.

Editado por Filipa Silva