A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselhou a ida a banhos na área balnear de Matosinhos durante dois dias. De acordo com as análises da água, os valores microbiológicos eram significativamente superiores aos valores de referência.

Desaconselhamento resultou de uma contaminação microbiológica. Foto: Jlrsousa/Flickr

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou esta quinta-feira (20) o aviso de desaconselhamento da ida a banhos na praia de Matosinhos. O anúncio surge depois de a agência ter desaconselhado os banhos na área balnear de Matosinhos durante dois dias, em resultado de contaminação microbiológica, tal como avançado no site da APA.

Na terça-feira (18), segundo informação da Agência Portuguesa do Ambiente, os valores de Enterococos intestinais, cujo valor de referência seria 300, no dia de recolha rondavam os 805. Também os valores de Escherichia coli estavam fixados nos 1.883, quando deveriam rondar os 1.000. Neste sentido, a APA desaconselhamento da ida a banhos até que os valores estivessem controlados. 

As análises à água no dia 19, cujos resultados foram divulgados esta quinta-feira, já davam conta de uma descida significativa dos valores. Os Enterococos intestinais apresentavam um valor inferior a 10 e a Escherichia coli registou um valor de 63, pelo que a água passou a ser considerada como “Água Própria para Banhos”.

A praia de Matosinhos é uma das que regista maior afluência na zona norte. Nos últimos anos, a evolução da qualidade da água, segundo as análises realizadas pela APA, tem vindo a diminuir. Em 2021, a água foi classificada como excelente, em 2022 como boa e em 2023 como aceitável.

Editado por Inês Pinto Pereira