O JPN dá-lhe a conhecer os programas de alguns concelhos do Grande Porto, nomeadamente Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo e Vila do Conde, e de outros concelhos do norte de Portugal, como Braga, Castelo de Paiva, São João da Pesqueira, Armamar e Tabuaço onde o São João também é feriado municipal. Desde atividades culturais a arraiais, concertos e marchas está tudo a postos para celebrar uma das festas mais ricas em tradições.

Porto

Como é habitual, as festividades de São João no município decorrem ao longo de todo o mês de junho. Mas é a noite mais longa do ano –  de 23 para 24 de junho – o ponto mais alto da festa. Nessa noite, vão existir três palcos principais: um no Largo Amor de Perdição, outro nos Jardins do Palácio de Cristal e, por fim, um na Casa da Música.

No Largo Amor de Perdição, a animação vai estar a cargo de Fernando Correia Marques, a partir das 22h00, e de Augusto Canário & Amigos, logo a seguir ao fogo de artifício. A noite termina com a atuação de MC Abreus & DJ Arthur

Também a partir das 22h00, o palco colocado nos Jardins do Palácio de Cristal vai receber o concerto de Ana Moura. Após a meia-noite, a animação continua com os concertos da Orquestra Bamba Social Roda de Samba

Na Casa da Música, a música começa com um concerto-tributo a José Pinhal da autoria do grupo José Pinhal Post-Mortem Experience, ao qual se seguem as atuações dos DJ Hipster Pimba e Pop’lar.

Às 00h00, começa o fogo de artifício, que pode ser visto nas Ribeiras do Porto e de Gaia e que vai ter a duração de 16 minutos

Na tarde do dia seguinte (24), vai realizar-se o habitual concerto de São João. O espetáculo da Banda Sinfónica Portuguesa começa às 18h00, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal

De acordo com o programa, os visitantes podem ainda assistir às Rusgas – desde a Rua de Santa Catarina até à Praça do General Humberto Delgado -, que, ao contrário do que se tem verificado, se vão realizar na noite de sábado (22), às 21h00. Além disso, podem visitar a Cascata Comunitária, que vai estar no piso superior do Mercado do Bolhão até 30 de junho, e as “Flores de Manjerico“, instaladas na Praça General Humberto Delgado até 22 de junho.

As zonas de diversão estão instaladas no Jardim do Calém, Avenida D. Carlos I e na Alameda das Fontainhas, sendo que na noite de São João vão funcionar até às 6h00.

Vila Nova de Gaia

Já em Vila Nova de Gaia, a animação vai estar a cargo dos The Lucky Duckies, a partir de 22h00, no Cais de Gaia. Mais tarde, às 00h00, tem início o fogo de artifício, que também pode ser visto no Porto.

Ainda no âmbito das festividades de São João, realizou-se o desfile das sete marchas participantes no dia 15 de junho. No dia seguinte (16), realizou-se também a tradicional Corrida de São João, que contou com duas provas: uma corrida de dez quilómetros e uma corrida de dez quilómetros.

No dia de São João, os interessados vão poder assistir à Regata de Barcos Rabelos, nas margens do Rio Douro. O desfile, organizado pela Confraria do Vinho do Porto, tem início no Cabedelo e termina junto à Ponte Luiz I.

Valongo

Em Valongo, as festividades de São João são celebradas principalmente na vila de Sobrado. Para assinalar a efeméride, o programa contempla vários concertos e eventos. Esta sexta-feira (21), sobem ao palco Diogo Piçarra (22h00), o DJ Pette (00h00) e os DJ Mambo Brothers.

No dia seguinte (22), a animação vai ficar a cargo de BárbaraTinoco (22h00), Pete Tha Zouk (00h00) e Zinko. Em vésperas de São João, os visitantes podem assistir aos concertos de Fernando Daniel (22h00), assistir à sessão de fogo de artifício (00h00) e ver a atuação dos Cromos da Noite (00h30) e do DJ Cancela

A 24 de junho, sai à rua a tradicional Bugiada e Mouriscada, que diz respeito a uma manifestação cultural que recria a luta entre “bugios” (cristãos) e “mourisqueiros” (mouros) pela posse de uma estátua milagrosa de São João.

Vila de Conde

No concelho de Vila do Conde, as festividades arrancaram no início do mês. Mas para aqueles que tencionam visitar o município apenas a partir desta sexta-feira (21), o programa tem várias atividades, nomeadamente a visita guiada noturna “As Orvalhadas de São João”, agendada para as 21h00. No sábado, podem assistir à IV Regata nas praias de Vila do Conde (15h00) e ao concerto de Bárbara Bandeira (21h30).

A noite de São João começa às 22h00 com o desfile das Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça (22h00) e as atuações desses ranchos, no Monte do Mosteiro e na Praça de S. João, a partir das 23h30. De acordo com o programa, o espetáculo de fogo de artifício, cachoeira, aquático e piromusical, no Estuário do Rio Ave, tem início marcado para as 1h30, ao qual se segue o concerto de Emanuel, no Cais da Alfândega (2h00).

No dia 24 de junho, para além dos concertos das bandas de música de Belinho e da Póvoa do Varzim, o programa prevê a tradicional “Ida à Praia” dos Ranchos do Monte e da Praça (21h30) e a sessão de fogo preso, na Praça D. João II (00h00).

Braga

Quem visitar Braga já esta sexta-feira (21), pode assistir, entre outras coisas, ao Cortejo Histórico, que se realiza na Praça Municipal, ao concerto do Grupo Pedra D’Água, na Avenida Central, e ao concerto de Jorge Loureiro, no Parque da Ponte – todos os eventos começam às 21h30. Uma hora depois, começa a atuação do Grupo Folcrórico Dr. Gonçalo Sampaio, na Praça da República.

Ana Malhoa sobe ao palco, no dia seguinte, às 21h30, no Parque da Ponte. À mesma hora, começa o XXXIII Cortejo Internacional de Gigantones e Cabeçudos, na Praça Municipal. Mais tarde, por volta das 23h30, tem início o Baile dos Gigantes.

No domingo (23), a noite começa com o tradicional Cortejo das Rusgas, que começa às 22h00 no Arco da Porta Nova, ao qual se segue a sessão de fogo de artifício (1h00) e o concerto de David Carreira, na Avenida Central.

Na manhã do dia em que se celebra o São João, os visitantes podem assistir às atuações das Bandas Filarmónicas, de grupos de animação e ao Cortejo Sanjoaninho, com início marcado para as 9h00. À noite, já depois das celebrações religiosas, atuam os The Gift (22h00), na Avenida Central, e deita-se o fogo de encerramento (23h30).

Outros municípios no norte de Portugal

Há ainda outros concelhos no Norte do país onde o São João é feriado municipal. 

Em Castelo de Paiva, as festividades de São João começam esta sexta-feira (21) com o concerto do Grupo Nova Dança, que começa às 22h00, e uma DJ Party, a partir da 1h00. Durante a manhã desta sexta-feira (21), realizaram-se as tradicionais marchas infantis e séniores.

A animação continua no sábado (22) com a atuação da Banda Novo Show (22h00). No domingo (23), as festividades têm início às 22h30 com as Marchas de São João, às quais se segue o habitual fogo de artifício (00h30). O destaque da programação vai para o concerto de Tony Carreira, agendado para a 1h00. Duas horas depois, começa uma DJ Party.

Para celebrar o dia de São João (24), vão haver ainda uma atuação da Banda dos Mineiros do Pejão (15h00) e a tradicional sardinhada (16h30), ao som dos Duo HD.

Um pouco mais a norte, em São João da Pesqueira, a comemoração tem início no sábado (22), às 18h30, com o tradicional desfile das marchas populares – “Escalão Sénior/Marchas a Concurso” -, que vai ser apresentado por João Manzarra. Segue-se as atuações de Canta Bahia e DJ L’TTUX.

Na noitada de São João, os visitantes vão poder assistir ao desfile das marchas populares – “Escalão Infantil e Futuro” -, apresentado por Marcos Pinto, às 20h30; ao concerto dos Quinta do Bill (22h30) e à atuação de DJ LADYVAN (00h00). Na segunda-feira (24), realiza-se uma missa solene (16h00) e uma procissão (17h00) em honra de S. João Batista.

Em Armamar, a animação começa já esta sexta-feira (21), com uma noite de música, que vai contar com a presença de Miguel Azevedo (22h30), Takeover by Overule (23h59) e do DJ Rafael Fortior (1h30). No sábado (21), os visitantes vão poder assistir aos concertos de Tony Carreira (22h30) e do grupo musical Kalhambeke (23h59).

O desfile de Grupos de Bombos do concelho, agendado para as 21h00, dá o ponta pé de partida na noite mais longa do ano. Segue-se o desfile das marchas populares (22h00), o concerto dos Bandalusa (00h30) e a atuação do DJ Igor Guimarães (02h30).

Na segunda-feira (24), as festividades começam cedo com a atuação da Sociedade Filarmónica de Salzedas (9h00), o desfile dos Bombeiros Voluntários do município (10h00) e a missa solene em honra de São João (11h00). À tarde, os visitantes podem assistir ao desfile da Marcha de Armamar (16h00), participar na procissão (18h30), dançar ao som da banda TOP 5 (22h00) e ver o fogo de artifício (23h59).

Os interessados em visitar o concelho de Tabuaço nesta altura para celebrar o São João, podem fazê-lo já a partir desta sexta-feira (21). As festividades arrancam às 19h00 com a arruada com o Grupo de Bombos Zés Pereiras de Castelo do Douro, à qual se segue o baile ao som do grupo RHP (22h00), o concerto de Rebeca (23h00) e as atuações da DJ ZANOVA e DJ Koyote.

No sábado (22), os visitantes podem participar num Rally Paper e na Feira de Artesanato, bem como assistir aos concertos, que começam às 22h00 e se prolongam pela noite dentro. No dia de São João, podem ver, por exemplo, a Marcha Luminosa (22h00), que vai contar com a apresentação de José Figueiras, e as atuações de Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (00h30).

A festa continua até 29 de junho, sendo que se destacam os concertos de Nininho Vaz Maia e de Quim Barreiros na segunda-feira (24), às 22h00 e 00h00, respetivamente. O fogo de artifício, que acontece no mesmo dia, começa às 23h30.

No total, são 34 os concelhos onde o São João é feriado municipal

Editado por Inês Pinto Pereira