A celebração do São João no Porto acontece na noite de domingo (23). Haverá segurança reforçada, muitas ruas cortadas e transportes públicos reforçados. Saiba mais aqui.

O manjerico é uma das imagens de marca do São João. Foto: JPN

O Porto já está a preparar-se para acolher uma das noites mais aguardadas do ano: a noite de São João. No domingo (23), as festividades enchem as ruas com música, fogo de artifício e muita animação, atraindo milhares de pessoas para celebrar até ao amanhecer.

No plano da segurança, a PSP garante que vai reforçar o policiamento em várias zonas da cidade, onde se concentram os festejos, nomeadamente nos Jardins do Palácio de Cristal, no Largo do Amor de Perdição e na Praça da Casa da Música. Este reforço vai envolver várias “valências policiais” para garantir “condições especiais e gerais de segurança”. A polícia estará especialmente atenta à criminalidade associada a grandes eventos, como “furtos por carteiristas e no interior de veículos”. 

Para facilitar a circulação e a segurança, haverá cortes e condicionamentos de trânsito em várias áreas.

Condicionamentos nas pontes e não só

Em relação à Ponte Luís I, de onde sai o fogo de artifício, a interdição de passagem de pessoas no tabuleiro inferior acontecerá entre às 22h30 de domingo até à 1h00 do dia 24.

Ainda na parte inferior, o trânsito de automóveis será cortado a partir das 19h00 de domingo até à madrugada de segunda-feira.

Já no tabuleiro superior, a circulação a pé será encerrada entre as 14h00 de domingo e as 4h00 de segunda-feira. 

Como já é também habitual, também o metro deixa de atravessar o rio durante o período do fogo de artifício: este ano, a circulação vai estar interrompida entre as 23h30 de domingo e a 01h00 do dia 24.

A Câmara do Porto informa ainda que a Ponte do Infante vai encerrar ao trânsito automóvel a partir das 19h00 de domingo até às 03h00 do dia 24.

Além disso, reforça a autarquia portuense, das 20h00 de domingo às 08h00 de segunda-feira, o trânsito vai estar cortado para os automóveis no centro da cidade e em vários arruamentos da zona da Cordoaria e Boavista, sobretudo onde vão estar a decorrer os concertos da noite de São João

Não pense também em fazer de carro a marginal do Douro. Da Rotunda do Freixo ao Cais das Pedras não setrá permitida a circulação automóvel entre as 20h00 de domingo e as 08h00 de segunda-feira.

Em Vila Nova de Gaia, várias ruas e avenidas, incluindo a Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto e Rua General Torres, estarão fechadas ao trânsito de automóvel a partir das 19h00 de domingo até 8h00 do dia 24, garantindo que os festejos se desenrolem com a máxima segurança e conforto para todos os participantes. 

Balões só a partir das 21h45

Como é já tradicional, o espaço aéreo do Aeroporto Sá Carneiro estará encerrado, durante um período de tempo, para permitir o lançamento dos típicos balões de São João: este ano, é permitido lançar balões entre as 21h45 de domingo e a 01h00 do dia 24.

STCP e metro com serviços especiais

Com tantos condicionamentos à circulação automóvel, as autoridades recomendam o uso de transportes públicos para chegar à festa.

A STCP vai ter um serviço especial, com reforço das linhas de autocarro que circulam nas áreas tradicionais das celebrações através do aumento das frequências e o uso de veículos de grande capacidade.

Diversas linhas vão terminar em locais estratégicos como a Rua da Restauração, Trindade, Rua do Bolhão e Rua Sá da Bandeira, com frequências ajustadas para facilitar o fluxo de passageiros durante a noite e madrugada.

Essa operação especial começará na noite de domingo e se estenderá até a manhã do dia seguinte, com horários específicos disponíveis no site da STCP e em outros canais de consulta em tempo real.

em Vila Nova de Gaia aconteceram algumas alterações nas linhas, como por exemplo, terão como paragem término na Avenida da República, junto à Câmara de Gaia, a partir das 22h00, pelas ruas General Torres e  Daniel Serrão, e avenida da República as linhas 905, 907 e 10M. Além disso, outros pontos do Porto terão linhas suprimidas a partir das 20h00 do domingo, sendo eles os que compreendem as linhas 403, 500, 900, 904 e 11M.

Os demais autocarros funcionam conforme oferta habitual, quer no serviço noturno, quer no serviço de madrugada. O elétrico também deixa de circular por volta das 18h00 de domingo e retoma só às 09h00 do dia seguinte.

Como é habitual, também a Metro do Porto vai ter montada uma operação especial para a noite de São João, entre as 18h00 de domingo e as 06h00 de segunda-feira.

“O reforço de circulação contempla viagens em veículos duplos e operação contínua em todas as linhas, exceto na Linha Violeta [Aeroporto], que encerrará no horário normal, ou seja, à 01h00″, refere a empresa.

Na linha amarela, a estação Jardim do Morro vai estar desativada entre as 14h00 de domingo e as 04h00 de segunda.

Como costuma acontecer nesta noite, entre as 23h30 e a 01h00, as composições desta linha circulam, do lado do Porto, até e a partir de São Bento; e do lado de Gaia, até e a partir de General Torres

A recomendação das autoridades é clara: utilize transportes públicos e adote medidas de autoproteção, como não deixar objetos de valor nos veículos e estar atento aos seus bens pessoais. Para qualquer emergência, o número europeu 112 estará disponível.

Editado por Filipa Silva