A seleção portuguesa perdeu por 2-0 no último jogo da fase de grupos do Europeu de Futebol. A equipa lusa sofreu várias alterações em relação aos jogos anteriores e isso fez-se sentir na prestação portuguesa. Mesmo assim, Portugal segue para os oitavos de final, fase em que vai defrontar a Eslovénia.

Seleção portuguesa vai defrontar a Eslovénia nos oitavos de final. Foto: FPF/Diogo Pinto

A seleção portuguesa fechou a fase de grupos do Euro 2024 com um resultado inesperado: uma derrota por 2-0 frente à Geórgia, no jogo que decorreu esta terça-feira (26) à noite, em Gelsenkirchen.

Portugal, que já tinha garantido o apuramento para os oitavos de final, não conseguiu fazer o pleno de vitórias na fase de grupos da competição num jogo marcado por várias mudanças no onze e uma exibição pobre da equipa lusa. Já a seleção georgiana fez história ao garantir a passagem para a próxima fase naquela que é a sua estreia numa fase final da competição. 

Tal como já se esperava, o onze inicial da equipa das quinas sofreu diversas alterações em relação aos últimos jogos. Apenas Diogo Costa, Cristiano Ronaldo e João Palhinha repetiram a titularidade. Danilo e João Félix somaram os primeiros minutos na competição.

Logo ao início do jogo, a seleção georgiana assumiu a liderança do marcador. Na sequência de um mau passe de António Silva, Mikautadze recuperou a bola e seguiu até à defesa portuguesa. Kvaratskhelia recebeu o passe e colocou a bola no lado inferior direito da baliza. Aos dois minutos de jogo, já o marcador apontava 1-0

Passava dos 15 minutos, quando Portugal conseguiu criar algum perigo. Cristiano Ronaldo rematou com força para o centro da baliza na marcação de um livre, mas o guarda-redes georgiano defendeu. 

Mais tarde, aos 23 minutos, João Palhinha remata em direção ao centro da baliza, mas Mamardashvili defendeu sem grande dificuldade. Perto do intervalo, João Félix poderia ter reduzido a desvantagem, mas o guarda-redes georgiano voltou a defender.

Na segunda parte, a seleção portuguesa entrou mais agressiva e pressionou a defesa georgiana. Cristiano Ronaldo e Danilo tiveram a possibilidade de igualar o marcador em duas oportunidades de canto, mas sem sucesso.

Aos 55 minutos, o VAR alertou o árbitro para uma falta de António Silva sobre Lochoshvili  na grande área. Após verificar as imagens, o suíço Sandro Scharer concedeu uma grande penalidade a favor da Geórgia. Mikautadze concretizou e aumentou a liderança dos georgianos para 2-0.

O selecionador português ainda fez alguma substituições: saída Cristiano Ronaldo, António Silva, Pedro Neto e João Neves para a entrada de Gonçalo Ramos, Nélson Semedo, Diogo Jota e Matheus Nunes. No entanto, Portugal não conseguiu empatar o jogo, nem reduzir a vantagem da seleção georgiana.

Enquanto a Geórgia demonstrou um futebol organizado e resiliente, a prestação da seleção portuguesa expôs as fragilidades da defesa das quinas e levantou questões sobre a eficácia do meio-campo em situações de alta pressão.

Objetivo era “preparar a equipa”

Foi o pior resultado. Um jogo em que entrámos mal, sofrer um golo marcou muito o que o adversário queria fazer. Tentámos ter boa atitude, olhar para a baliza e tentar o primeiro golo, que era importante, mas a Geórgia teve momentos-chave: o segundo golo, toda a energia e força, e o desempenho do guarda-redes. Temos de lhes dar os parabéns e olharmos para os oitavos de final com uma equipa mais preparada“, disse Roberto Martinez na conferência de imprensa.

O selecionador português deixou ainda claro que o objetivo era “preparar a equipa” e os “jogadores individualmente”. ” Não arriscar em situações como o Palhinha, que só jogou 45 minutos, para não ficar em risco. O mesmo para outros jogadores”, acrescentou.

A seleção portuguesa terminou em primeiro lugar do Grupo F, com seis pontos, seguida da Turquia (também com seis), que venceu a Chéquia por 2-1. A Geórgia, que terminou em terceiro lugar com quatro pontos, foi um dos quatro melhores terceiros e segue também em frente no Euro da Alemanha

Nos oitavos de final, a equipa das quinas vai defrontar a Eslovénia – terceira do Grupo C -, seleção com a qual Portugal jogou em março, durante o período de preparação para o Euro 2024. A seleção lusa perdeu por 0-2, em Liubliana, colocando fim a uma série de vitórias.

O jogo realiza-se na próxima segunda-feira, 1 de julho, em Frankfurt, e tem início marcado para as 20h00. Esta quinta e sexta-feira, não há jogos.

Oitavos de final | Euro 2024
Sábado (29) – Suíça x Itália – 17h00 (Sporttv)
Sábado (29) – Alemanha x Dinamarca – 20h00 (Sporttv)
Domingo (30) – Inglaterra x Eslováquia – 17h00 (Sporttv)
Domingo (30) – Espanha x Geórgia – 20h00 (Sporttv)
Segunda-feira (1) – França x Bélgica – 17h00 (Sporttv)
Segunda-feira (1) – Portugal x Eslovénia – 20h00 (RTP1)
Terça-feira (2) – Roménia x Países Baixos – 17h00 (Sporttv)
Terça-feira (2) – Áustria x Turquia – 20h00 (Sporttv)

Editado por Inês Pinto Pereira