Projeto vai ser apresentado na segunda-feira, por ocasião do 35.º aniversário da Federação Académica do Porto. Oito jovens de diferentes áreas vão integrar o "think tank". Ministro da Educação marca presença na apresentação.

A Federação Académica do Porto completa 35 anos. Foto: FAP

A Federação Académica do Porto (FAP) vai lançar na segunda-feira (8) o Pensar (N)a Academia, um laboratório de ideias integrado por oito jovens, de diversas áreas de especialização, com o objetivo de “contribuir tecnicamente para a formulação de propostas de políticas públicas em Portugal”.

O Think Tank, como lhe chama a organização, vai focar a sua investigação nas áreas da educação, ensino superior e políticas da juventude.

“Lançamos o Pensar (N)a Academia com a convicção de que este Think Tank é fundamental para o desenvolvimento de novos estudos e políticas verdadeiramente eficazes para os jovens”, refere Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP, numa nota de imprensa da estrutura.

Os jovens escolhidos estão ligados às áreas da Gestão, Saúde, Direito, Desporto, Artes, Economia e Comunicação. O grupo deve reunir mensalmente e produzir “documentos relevantes, baseados na evidência e sustentados por factos.”

“Queremos saber mais sobre o Ensino Superior, sobre a nossa geração, queremos saber o que podemos fazer melhor e, sobretudo, queremos garantir a máxima qualidade e equidade para os estudantes da Academia do Porto”, compromete-se Francisco Porto Fernandes.

O elenco deste laboratório é formado por João Cerejeira, 23 anos, ligado à área da Economia e criador do Pulsómetro da CNN nas Eleições Legislativas; Joana Ribeiro, 24 anos, mestre em Psicologia, coordenadora da primeira equipa de “Prevenção de Comportamentos de Riscos” da Comissão Executiva da Queima das Fitas do Porto; Inês Bento, 25 anos, professora de Geografia do 3.º ciclo e do Ensino Secundário; Inês Pereira de Figueiredo, 23 anos, mestre em Medicina, que leciona, desde 2021, como professora convidada e gestora de parcerias numa multinacional; Mariana Gomes, de 22 anos, estudante de Direito, ativista ambiental e embaixadora do Pacto Ecológico Europeu, em Bruxelas; Francisca Miranda 22 anos, designer distinguida duas vezes pela Academia Portuguesa de Cinema; Diogo Valente Polónia, 24 anos, cientista de dados do Conselho da União Europeia; Mariana Reis Lopes, 22 anos, estudante de Gestão, campeã nacional de voleibol pelo Futebol Clube do Porto e atleta da Seleção Nacional.

A apresentação do projeto vai ser feita no decurso da 35.ª gala de aniversário da FAP marcada para as 16h00 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, vai marcar presença na cerimónia.

Artigo atualizado as 11h40 do dia 8 de julho com a informação de que o ministro da Educação vai estar presente na apresentação do projeto.