Um dos cursos mais procurados pelos melhores alunos do país vai ter, pela primeira vez, oferta no Porto, no próximo ano letivo. A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial abre em setembro e vai ter 31 vagas. A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso arranca a 22 de julho.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai inaugurar, em setembro, a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial. A instituição viu o curso aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e abre no ano letivo 2024/2025 as suas primeiras 31 vagas.
A FEUP vai ser, em Portugal, apenas a quarta instituição de ensino superior público a oferecer esta formação que, nos últimos anos, tem atraído os alunos com melhor média do país.
No Concurso Nacional de Acesso do ano passado, três dos cinco cursos com média de entrada mais elevada eram de Engenharia Aeroespacial.
A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho, aberta em 2022, teve a média de acesso mais elevada do país: 18,86 valores; seguiu-se a do Técnico – a mais antiga oferecida em Portugal – com 18,68 valores. O mesmo curso oferecido pela Universidade de Aveiro desde 2021 foi o quinto curso com melhor média: 18,52.
FEUP destaca ligação a empresas como Airbus e Embraer
Aos futuros licenciados em Engenharia Aeroespacial a FEUP promete proporcionar “uma visão holística da área com base nos principais desafios tecnológicos em que estamos inseridos, permitindo-lhes contribuir para o projeto preliminar, fabrico e ensaio de sistemas aeroespaciais”.
As áreas científicas de base da formação são a Matemática, os Sistemas Computacionais, Materiais e Estruturas, Fluidos e Energia e Sistemas de Circuitos.
“O crescimento da importância e atratividade da Engenharia Aeroespacial e o alinhamento com as políticas públicas nacionais para o setor do Espaço, em particular com a Estratégia Portugal Espaço 2030, comprovam a necessidade de uma oferta formativa sólida e de altíssima qualidade, que no caso da Faculdade de Engenharia, está alicerçada em 20 anos de investigação ao mais alto nível com as principais empresas do setor aeroespacial, como a Airbus ou a Embraer”, refere o diretor do curso, Albertino Arteiro, citado por uma nota de imprensa da instituição.
“A recente instalação da fábrica Airbus Atlantic em Santo Tirso é um importante indicador que torna evidente a necessidade de reforçar competências numa atividade industrial considerada determinante para o desenvolvimento do país”, diz também a FEUP, que aponta os muitos anos de colaboração em projetos de investigação financiados por empresas do setor aeroespacial, bem como a presença de muitos antigos alunos em empresas e entidades nacionais e internacionais desta área como fatores que jogarão a favor da qualidade da formação prestes a abrir.
As candidaturas às 31 vagas abertas nesta primeira edição do curso abrem a 22 de julho – data de arranque da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso 2024. Física e Química e Matemática A são as disciplinas específicas.
A FEUP tem, assim, 11 cursos de 1.º ciclo com vagas abertas no próximo ano letivo. A Universidade do Porto vai abrir vagas em 58 cursos no total.