A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior prolonga-se até 5 de agosto. No total, as instituições públicas disponibilizam 54.601 vagas, mais 290 do que há um ano. Entre os cursos que se vão estrear em 2024/2025 estão um de Medicina, em Aveiro, e outro de Engenharia Aeroespacial, no Porto.
Já está aberta a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. As candidaturas abriram esta segunda-feira (22) e podem ser feitas no prazo de duas semanas, até ao próximo dia 5 de agosto. Há mais lugares nas instituições de ensino superior públicas do que há um ano, num total de 54.601.
O Ministério da Educação, Inovação e Ciência (MECI) já tinha adiantado, em abril, o aumento do número de vagas, mas até à divulgação final do mapa, na última sexta-feira, foram aprovadas mais 147 lugares. No total, o concurso nacional prevê mais 290 vagas do que há um ano.
Já para os concursos locais – reservados a alguns cursos – há 712 vagas, fixando em 55.313 o número de vagas do regime geral.
Face aos números apresentados em abril, juntam-se ao mapa de vagas os cursos entretanto aprovados pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
São seis e incluem vagas novas em duas áreas tradicionalmente muito procuradas no país: Medicina, que vai abrir na Universidade de Aveiro, com 40 vagas iniciais; e Engenharia Aeroespacial, que vai abrir na Universidade do Porto, com 30 vagas.
Ainda no que diz respeito à Medicina, o mapa nacional contempla mais oito vagas do que no ano passado na Universidade de Coimbra e mais cinco na Universidade da Beira Interior.
Na Universidade do Porto, o curso de Aeroespacial não é a única novidade: também a Faculdade de Medicina vai oferecer uma nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, com 35 vagas. A cidade do Porto além de ser a única passa a oferecer formação reforçada em Saúde Digital, já que o Politécnico do Porto tem, também, uma licenciatura na área.
A Universidade do Porto (UP), a segunda maior do país, vai abrir vagas em 58 cursos de primeiro ciclo – licenciaturas e mestrados integrados – num total de 4.744 vagas. A estas, a instituição junta ainda 15 da licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal que está sedeado na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, mas que é dado em conjunto com a Faculdade de Ciências da UP.
Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior são conhecidos a 25 de agosto. As matrículas nas instituições de ensino superior dos colocados têm de se feitas entre 26 e 29 de agosto. As candidaturas têm de ser feitas online, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior.