Na Maia e no Porto, os programas de cinema ao ar livre arrancam esta sexta-feira e logo com o mesmo filme: em homenagem a António-Pedro Vasconcelos, será exibido "Jaime". Sexta, 26, é também o dia em que a iniciativa de Gondomar chega ao fim.

Há 500 lugares sentados disponíveis nas sessões do Cinema Fora do Sítio no Porto. Foto: Nuno Miguel Coelho/CM Porto

Com as temperaturas a convidarem a um serão ao ar livre, as autarquias de todo o país apostam em iniciativas de lazer fora de portas, a aproveitar o espaço que lhes é oferecido por parques, praças, jardins e largos. No campo do cinema, estão prestes a começar os programas propostos pela Maia e pelo Porto e a terminar o de Gondomar.

Cinema na Relva na Maia

Na Maia, o Cinema na Relva regressa para mais uma edição. Há seis sessões programadas para as próximas três semanas, sempre à sexta-feira e ao sábado, a partir das 22h00.

A primeira proposta do Cineclube da Maia, responsável pela curadoria da iniciativa, é o filme português “Jaime”, de António-Pedro Vasconcelos, que faleceu este ano. A exibição do filme é feita esta sexta-feira (26) no Parque da Cidade Desportiva.

No mesmo local e à mesma hora, mas no sábado (27), passa “A Quimera”, da cineasta italiana Alice Rohrwacher, que concorreu no ano passado ano pela palma de ouro do Festival de Cannes.

Na sexta-feira, 2 de agosto, o Cinema na Relva ruma ao Parque de Quires, em Vila Nova da Telha. É lá que vai passar um clássico do cinema americano “Do Fundo do Coração” de Francis Ford Coppola.

No sábado, no mesmo local, a fita é “puxada” até à atualidade para exibir o filme mais recente de Hirokazu Koreeda – realizador de “Shoplifters – Uma família de Pequenos Ladrões” – com o título “Culpado – Inocente – Monstro”, estreado em 2023.

Na semana seguinte, o ciclo deste ano termina a 9 de agosto nos Jardins da Casa do Alto, em Pedrouços, com o filme “Calamity” Rémi Chayé, um filme de animação de estilo western.

A fechar, no sábado, 10 de agosto, passa a comédia dramática de produção franco-belga-checa “Marguerite”, de Xavier Giannoli, para assistir também na Casa do Alto. 

Cinema Fora do Sítio no Porto

No Porto, depois do ciclo “Oásis 2” na Praça da Batalha, a oportunidade de ver cinema ao ar livre continua com um novo e já tradicional programa coorganizado entre a empresa municipal de Cultura e a Fundação Inatel: o Cinema Fora do Sítio.

Este cinema itinerante tem a sua primeira paragem marcada para a Alameda das Fontainhas para uma sessão muito especial. Tal como a Maia também o Porto vai homenagear António-Pedro Vasconcelos, mas neste caso no local onde “Jaime” foi rodado, há mais de 20 anos. 

Uma homenagem que arranca às 21h30 com uma sessão de comentários de Mário Augusto, a que se vai seguir um mini-concerto da Banda Musical de São Martinho, que fará um medley dos temas que compõem a banda sonora do filme – quem não se lembra de “Não me mintas” de Rui Veloso? O filme começa a ser exibido às 22h10.

A partir das próxima semana, começam as sessões duplas: uma à sexta-feira e outra ao sábado. À sexta, para um público mais geral, ao sábado, para um target mais familiar, com filmes de animação dobrados em português. Sempre num local diferente, sempre às 21h30.

A Praça D. João I (2 de agosto), o Largo da Estação de Campanhã (3), o Instituto Pernambuco (9) e os Jardins do Palácio de Cristal (10), o Jardim de Sobreiras (16) e o Parque da Pasteleira (17), o Quartel do Monte Pedral (23) e a Quinta do Covelo (24), o Largo Amor de Perdição (30) e o Jardim Sarah Afonso (31).

No total, são onze filmes, com 500 lugares sentados disponíveis, a ocupar por ordem de chegada a partir das 21h00. A organização adverte que, no caso das condições meteorológicas serem adversas, pode haver lugar a mudança de local.

Cartaz do Cinema Fora do Sítio do Porto deste ano.

A fechar, em Gondomar, onde a iniciativa de cinema ao ar livre tem o mesmo nome que a do Porto – Cinema Fora do Sítio – há lugar, no sábado (27), à exibição do sexto e último filme do cartaz proposto para este ano: “Ferrari”, o filme do realizador Michael Mann protagonizado por Adam Driver, passa no Parque Urbano de Rio Tinto a partir das 21h30.

Artigo corrigido às 16h16 do dia 29 de julho. A informação relativa ao programa Cinema na Relva, que decorre na Maia, não estava correta. Os filmes a que se fazia referência antes desta correção diziam respeito a uma edição passada do programa. Os títulos, datas e locais dos filmes foram alterados. Pelo erro, o JPN pede desculpa à organização e aos leitores.