O mês que marca o regresso das férias está carregado de eventos, na grande maioria ainda ao ar livre, para aproveitar os últimos suspiros do verão. Selecionámos 12 acontecimentos nas áreas da literatura, do cinema, da música, do desporto e das artes performativas que se oferecem ao público do Grande Porto no fim de semana que está prestes a começar.

1. Figura Eminente da Universidade do Porto – Sessão de Encerramento

6 de setembro, 18h00
Salão Nobre, Reitoria da Universidade do Porto
Entrada livre

Shakespeare 400 é para maiores de 18 anos e tem um número limitado de participantes, pelo que deve ser feita uma inscrição prévia através do e-mail rp@tnsj.pt ou do telefone 22 340 19 56. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h30. Os participantes podem frequentar apenas um módulo, pelo preço de 25 euros, ou todo o seminário beneficiando, nesse caso, de descontos.

Ana Luísa Amaral tem uma vasta obra de poesia, à qual junta trabalho na área do teatro, da ficção e da literatura infantil DR

É com uma palestra sobre “As palavras macias de Ana Luísa Amaral” que se vão encerrar as comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto deste ano, dedicada à poetisa, tradutora e antiga docente, desaparecida há dois anos.

A entrega formal do acervo de Ana Luísa Amaral (1956-2022) à Casa dos Livros da Universidade do Porto, há cerca de um ano, marcou o arranque das comemorações. Cabe à professora Marina Irene Ramalho fechar o ciclo.

A intervenção “vai debruçar-se sobre a obra de Ana Luísa Amaral, a tentar nela descobrir – sabendo que muito ficará sempre por descobrir – a poeta, a académica, a ensaísta, a teórica, a artífice, a feminista, a ativista, a cidadã exemplar. Ou, simplesmente, a poeta e o seu extraordinário imaginário – que tudo encerra”, lê-se na descrição do evento.

2. Concertos na Avenida

6 e 7 de setembro, 22h00
Avenida dos Aliados, Porto
Entrada livre

É um clássico do final do verão. A Avenida dos Aliados acolhe mais uma edição dos Concertos na Avenida, iniciativa que transporta o que se faz na Casa da Música para o coração da cidade.

Este ano, cabe à Orquestra Som da Rua o espetáculo inaugural, marcado para a noite de sexta-feira. O projeto criado e dirigido por Jorge Prendas já leva 15 anos a fazer serviço cultural e social. O repertório desta noite é da autoria dos muitos que já integraram a orquestra. A interpretação caberá aos utentes da Liga para a Inclusão Social e coros amadores.

No dia seguinte, sobre ao grande palco da Avenida a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música para apresentar um programa inspirado “no enérgico folclore da Rússia, Hungria ou Roménia”. Alexandre Borodin, Béla Bartok, Camile Saint-Saëns e Tchaikovski municiam o repertório. A direção musical é do maestro Miguel Sepúlveda.

3. Maia Blues Fest

6, 7 e 8 de setembro
Auditório Exterior do Fórum da Maia
Entrada livre

Clique para ampliar o cartaz.

O Festival Internacional de Blues da Maia regressa para cumprir a sexta edição com uma dose dupla de concertos em cada um dos três dias de festival. Cabe à Martins Aneiros Band, com origem em Espanha, o concerto de abertura, às 18h00. Seguem-se os belgas Black Cat Biscuit às 21h30. No sábado, em ano de 20.º aniversário, atuam os portugueses Budda Power Blues ao final da tarde. À noite, sobe ao palco a norte-americana Robbin Kapsalis.

No último dias, os concertos são às 17h00 e às 18h00. Cabe à Maia Blues Fest Band, projeto criado há um ano por Budda Guedes, mostrar o resultado do trabalho que tem vindo a desenvolver. Fecha o festival a Level Best Band, dos EUA, composta por “cinco músicos veteranos de bluegrass”.

4. Gaia World Music

6, 7 e 8 de setembro
Serra do Pilar e Jardim do Morro, Gaia
Entrada livre

Clique para ampliar o cartaz.

Há música de Portugal, de Espanha, do Brasil, da Escócia e da Guiné-Bissau, mas também do Haiti, do Magrebe e do Médio Oriente. São as músicas do mundo que voltam a animar Vila Nova de Gaia em mais uma edição do Gaia World Music.

Os portugueses Galandum Galundaina abrem a festa, às 17h30 desta sexta-feira, no Jardim do Morro. Caberá aos galegos Ailá o encerramento, no domingo.

A música estende-se do fim da tarde até à madrugada. As ruas adjacentes ao festival vão ser animadas pelos Pauliteiros Académicos do Porto, os sons árabes de Al Caravan e pelos castelhanos Manaita – Dulzaineros de Zamora.

5. 24 Volts

4 a 7 de setembro
Central Elétrica, Porto
Entrada livre

A companhia Circolando – Central Elétrica volta a promover o Encontro Internacional de Artes Performativas VOLTS no CACE Cultural do Porto, localizado na Rua do Freixo. Da programação, com curadoria de Pedro Vilela, fazem parte performances, concertos e mostras de diversas artes com origem no Brasil, Inglaterra, Angola, Espanha, Chile, Venezuela e Portugal.

O evento já começou na quarta-feira, mas prolonga-se até domingo. É de acesso gratuito, com levantamento de bilhetes antes dos espetáculos.

6. Sob a Superfície: A Piscina no Cinema

7 de setembro, 21h30
Batalha Centro de Cinema
Bilhete geral: 5 euros

A nova temporada do Batalha Centro de Cinema queima os últimos cartuxos do verão dedicando o seu ciclo inaugural ao papel da “piscina” no cinema. Este sábado, há dose dupla na sala 2. A sessão arranca com “Entretanto” a primeira curta-metragem do realizador português Miguel Gomes (conhecido por “Aquele Querido Mês de Agosto”, “Tabu”, entre outros), filme estreado em 1999 e que versa sobre a adolescência e os primeiros amores da juventude. Segue-se o primeiro filme da realizadora francesa Céline Sciamma (“Retrato de uma Rapariga em Chamas”, entre outros) intitulado Naissance des pieuvres, que acompanha um trio de raparigas adolescentes que se conhecem durante o verão numa piscina municipal.

A programação completa do ciclo contempla 19 filmes, duas instalações e uma festa, até 10 de novembro.

7. Noite Branca de Gondomar

Clique para ampliar o cartaz.

7 de setembro
Centro de Gondomar
Entrada livre

Em Gondomar, como em Braga, a noite de sábado promete ser longa. A organização, a cargo do município, preparou sete palcos e nove horas de música para ouvir e dançar.

Matias Damásio, Vítor Kley e Dillaz são os cabeças de cartaz da noite e vão atuar num palco instalado num novo local – o antigo largo da feira – com o objetivo de aumentar a capacidade do recinto.

O público é convidado a comparecer vestido de branco num evento que marca o início das Festas do Concelho de Gondomar. Há 115 coletividades do município envolvidas e o comércio local promete estar aberto toda a noite.

A STCP e a UNIR prometem reforçar a oferta de transporte público nesta noite.

8. Corrida do Dragão

8 de setembro, 10h00
Estádio do Dragão, Porto
Inscrição prévia

Pelo quinto ano consecutivo, os adeptos do FC Porto são desafiados a correr de “dragão ao peito”, com partida e chegada no epicentro do universo portista: o Estádio do Dragão.

duas provas incluídas no programa: uma caminhada de 5 quilómetros e uma corrida de 10 quilómetros. Ambas têm partida marcada para as 10h00. As inscrições já estão fechadas, mas quem quiser juntar-se à festa azul e branca pode sempre fazê-lo. A organização estima que possam participar cerca de 10 mil pessoas.

9. Douro Bridges – Porto e Gaia Open Water

8 de setembro, 09h30
Porto e Gaia

E já que estamos no plano do desporto, são também muitos os que se vão fazer às águas do Rio Douro no domingo, 8 de setembro.

É a terceira edição da Douro Bridges, uma prova de quatro quilómetros integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas.

A partida está marcada para as 09h00 na Ribeira do Porto. Os nadadores seguem em direção à foz do rio, estando a meta flutuante que assinala a chegada instalada junto à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.  

10. “Abril em Setembro”

8 de setembro, 17h00
Coliseu do Porto
Entrada livre

O Cor(p)o Metropolitano, projeto que junta centenas de vozes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, apresenta no domingo o resultado da sua quarta edição, este ano inspirada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Trata-se de um espetáculo que tem na sua base o “cancioneiro da revolução”, além de algum repertório original, e que presta homenagem não só aos artistas que cantaram abril, mas também à rádio, meio que teve papel fundamental no desencadear de eventos da revolução dos cravos.

Haverá uma emissão especial na Rádio Metropolitana do Porto (das 11h00 às 17h00) e uma outra originalidade: o espetáculo começa às 17h00 no palco do Coliseu, mas segue caminho para a rua até à Praça da Batalha, onde termina.

Ensaio do Cor(p) Metropolitano do Porto na Rua de Passos Manuel, no Porto. Foto: Vinicius Ferreira/D.R.

11. Dia do Brasil no Porto

8 de setembro
Quinta do Covelo, Porto
Entrada livre

Desde 2003 que a Associação Batucada Radical organiza este evento dedicado à celebração da “riqueza e diversidade da cultura brasileira”.

Milhares de pessoas são esperadas na Quinta do Covelo, em Paranhos, para assistir a concertos e participar em workshops de dança, gastronomia e outros. As “empreendedoras brasileira no Porto”, com as suas roupas e acessórios, também terão um espaço no evento.

A banda de suporte do espetáculo é a Batucada Radical que, todos os anos, convida artistas brasileiros residentes na cidade do Porto, para “cantarem” a cultura brasileira. A festa começa às 13h00.

Milhares de pessoas são esperadas na Quinta do Covelo. Foto: Batucada Radical/Instagram

12. Feira do Livro do Porto

6, 7 e 8 de setembro
Jardins do Palácio de Cristal, Porto
Entrada livre

Reta final da 11.ª edição da Feira do Livro do Porto: o certame que arrancou a 23 de agosto encerra no domingo, mas ainda tem mais de 30 eventos programados e muitas figuras conhecidas do grande público para ver e ouvir.

Só esta sexta-feira, a atriz Ana Zanatti apresenta o seu primeiro livro de poesia, “As Trapezistas” (15h00); José Luís Peixoto conversa com Marta Pais Oliveira sobre o tema “viagem” e Carlos Tê encontra-se com Raquel Marinho com um dos versos mais conhecidos de Eugénio de Andrade – poeta homenageado nesta edição da Feira –e m pano de fundo: “É urgente o amor”.

Sábado há várias atividades para famílias e domingo a feira encerra, não sem antes se fechar o ciclo “A Poesia Não Vai à Missa”, moderado por Minês Castanheira, com Pilar del Rio como convidada (16h30). Uma hora e meia depois, é a vez do músico António Zambujo entrar em cena como convidado de Raquel Marinho no último evento da rubrica “É Urgente o Amor”.

Sessões de contos para diferentes idades, oficinas, concertos e performances de variada espécie, além, claro, dos muitos livros postos nas bancas das 115 editoras e livrarias participantes, tudo isto nos Jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Almeida Garrett em atividades de acesso livre, mas que podem exigir a reserva prévia de lugar. A informação está toda no site oficial do evento.