Teatro, cinema, uma exposição e muita música. É destas artes que se faz a lista de sugestões para este fim de semana com vários eventos grandes marcados para a cidade: do concerto de Xutos à Meia Maratona do Porto, passando pela Porto Pride.

Os veteranos Xutos e Pontapés numa das suas muitas passagens pelo Queimódromo do Porto. Foto: JPN

1. Homens Hediondos

11 a 14 de setembro
Teatro Carlos Alberto, no Porto
10 euros

Com encenação de Patrícia Portela e interpretação do diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), Nuno Cardoso, a peça Homens Hediondos é a estreia que marca o arranque da nova temporada do TNSJ.

A partir do livro “Breves Entrevistas com Homens Hediondos”, do autor norte-americano David Foster Wallace, os dois aceitaram um enorme desafio que é assim descrito por Patrícia Portela no programa da peça: “construir, em cena, um super-homem hediondo que ninguém consiga inteiramente detestar, que nenhum espectador consiga inteiramente compreender, mas que todos os presentes reconheçam ou revejam nele a sua história”. Até sábado, no TeCA.

O diretor artítico do TNSJ, Nuno Cardoso, protagoniza a peça. Foto: João Tuna/TNSJ

2. Exposição “Picasso e a Cerâmica”

13 de setembro
Museu da Torre dos Clérigos

O Museu da Torre dos Clérigos abre esta sexta-feira (12) as portas a uma exposição, em estreia no espaço da União Europeia, que evoca uma faceta menos conhecida do pintor espanhol mais conhecido do planeta: Pablo Picasso. Chama-se “Picasso e a Cerâmica, o Génio de uma Arte Maior” e engloba 32 peças de cerâmica que foram “adquiridas ao longo de décadas pela família americana Mitelman”, esclarece a organização.

3. Festival de Música Folk da Maia

13 e 14 de setembro
Parque da Cidade Desportiva
Entrada livre

Quatro nomes compõem o cartaz da terceira edição do Festival de Música Folk da Maia, dedicado à “música tradicional portuguesa”. Na sexta-feira, sobem ao palco Trasga (18h30) e os Andarilhos (21h30). Na noite seguinte, atuam Emmy Curl (18h30) e Kumpania Algazarra (21h30).

Ainda no sábado, mas de manhã, a pensar num público mais familiar, há um workshop de dança para crianças que exige apenas inscrição prévia através do e-mail [email protected].

4. Concerto de Os Azeitonas no Mercado do Bolhão

14 de setembro, 17h00
Mercado do Bolhão, Porto
Entrada livre

O Mercado do Bolhão está em festa durante o fim de semana para assinalar dois anos sobre a reabertura de portas depois das longas e profundas obras de reabilitação de que foi alvo.

Da programação festiva faz parte um concerto d’Os Azeitonas marcado para a Escadaria Principal do Mercado do Bolhão, num espetáculo que vai contar com a participação de Ivo Lucas.

5. Porto Pride

13, 14 e 15 de setembro
Vários locais
Entrada livre

“Três dias de orgulho, cultura e ativismo” é o que promete o Porto Pride 2024 que arranca já esta sexta-feira com uma conferência na Porto Business School na qual vão participar um dos convidados especiais desta edição, Steve Taylor, diretor da European Pride Organizers Association, bem como o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

O Arraial Pride, ponto alto do evento, está agendado para sábado, no Largo Amor de Perdição, entre as 16h00 e a 01h00. Ricky Amaro e Camila Dillitezer tratam da música e da animação acompanhados pelas drag queens Sincera Mente, Lilly Prozac e Ashley Scarlati.

Domingo, o programa fecha com um “momento de descontração” com performances de drag queens com um Drag Brunch no Hard Rock Café do Porto.

O Arraial Pride, evento alto do programa, vai ter lugar no Largo Amor de Perdição. Foto: Margarida Ribeiro

6. Concerto dos 45 anos dos Xutos & Pontapés

14 de setembro, 22h00
Queimódromo do Porto
20 euros

Se Picasso, como se disse acima, é o pintor espanhol mais famoso do mundo, os Xutos & Pontapés são, também com alto grau de probabilidade, a banda portuguesa mais conhecida e acarinhada no país. Tim, Kalú, Zé Pedro e Zé Leonel (João Cabeleira e Gui chegaram mais tarde) juntaram-se em 1979 e, por isso, estão este ano a celebrar na estrada os 45 anos de existência. 

O fim da digressão comemorativa, cujo nome – “Olá, Vida Malvada!” – alude a um dos temas mais conhecidos da banda, vai fazer-se num palco que bem conhece o grupo, não fosse a noite de Xutos no Queimódromo, desde sempre, uma das mais participadas nas várias edições da Queimas das Fitas do Porto.

Este sábado, o espetáculo é especial e para mais ocorre no dia que seria do aniversário de Zé Pedro, o guitarrista e uma das alma maters da banda, falecido em 2017, aos 61 anos.

A primeira parte do concerto vai ser assegurada pelos Conjunto!Evite e Meu General. São esperados milhares de pessoas, de tal modo que a STCP tem planeado um serviço especial e a CP oferece descontos nas viagens.

7. Meia-maratona do Porto

15 de setembro, 09h00
Marginal fluvial e marítima do Porto

Comecemos pelas novidades: este ano, pela primeira vez, haverá uma missa na véspera da Meia Maratona do Porto, que vai para a 17.ª edição. Seguindo a prática de outras provas internacionais, a do Porto decidiu este ano providenciar um momento de espiritualidade religiosa. A missa está marcada para as 17h00 de sábado, na Igreja das Antas.

Com inscrições esgotadas desde 13 de agosto, a corrida de 21 quilómetros sai para a estrada na manhã de domingo e vai contar com a participação de corredores de 81 países. A partida está marcada para a Avenida D. Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre, local onde estará também a meta a marcar a chegada. Para os que ainda tenham vontade de se juntar à festa, há uma mini-maratona de 5 quilómetros ainda com inscrições abertas.

8. A Rua É Nossa

15 de setembro
Avenida Rodrigues de Freitas, Porto

Na linha do que já aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal do Porto vai voltar a fechar ao trânsito a Avenida Rodrigues de Freitas, no Bonfim, para dar aos jogos, às atividades desportivas, à dança e às artes performativas – e às pessoas, já agora – o espaço tradicionalmente ocupado pelos automóveis.

Vai ser assim todos os domingos, de 15 de setembro a 20 de outubro, com diversas iniciativas que ocorrem entre as 09h00 e as 19h00. Quanto ao trânsito, fica impedido naquela artéria – onde mora a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto – das 08h00 às 21h00 nesses dias.

9. “Contemporânea Film(e)” de Gabriel Abrantes

15 de setembro, 19h15
Batalha Centro de Cinema
Entrada Livre

O realizador Gabriel Abrantes é o curador de mais uma edição do projeto “Contemporânea Film(e)”. As escolhas do também artista plástico são quatro e refletem sobre “classe, nacionalismo, revolução e protesto”. 

Os filmes selecionados, que vão ser exibidos na sessão, são “Mediums”, de James N. Kienitz Wilkins; “Le discours d’acceptation glorieux de Nicolas Chauvin”, de Benjamin Crotty; “PVC Feces Rig Tour”, de Alan Resnick e um segmento do clássico “If I had a Million”, de Ernst Lubitsch.

O realizador vai estar presente na sessão.