O Grande Porto dormiu e acordou com o cheiro a fumo no ar. Continuam ativas frentes de incêndio em Gondomar, mas há muitas frentes de fogo no país, sobretudo nas regiões de Aveiro, Viseu e também no distrito do Porto. Saiba que escolas foram encerradas em Gondomar.

Os incêndios estão a consumir muitos hectares de terreno sobretudo nas regiões de Aveiro, Porto e Viseu. Foto: Jrpinho/Wikimedia CommonsCC BY-SA 4.0

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de segunda-feira (16) no concelho de Gondomar continua esta terça-feira com frentes ativas. Por essa razão, por precaução, o município decidiu manter fechadas as portas de vários estabelecimentos de ensino.

De acordo com a informação partilhada nos canais de comunicação da Câmara Municipal de Gondomar, a lista de estabelecimentos encerrada durante todo o dia de hoje é a seguinte:

  • Todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escola À Beira Douro:
    • Jardim de Infância (JI) Branzelo, JI Chães, JI Cimo de Vila, JI Vila Cova e JI Zebreiros e Escola Básica (EB) Branzelo, EB Carvalho, EB Chães, EB Cimo de Vila e EB Zebreiros e Escola Básica e Secundária à Beira Douro;
  • Com exceção da Escola Secundária de Gondomar, todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar:
    • Jardim de Infância (JI) Atães, JI Gens, JI Jancido, JI Outeiro, JI Ribeira e JI Trás da Serra e Escola Básica (EB) Atães, EB Gens, EB Jancido, EB Jovim e Foz do Sousa e EB Outeiro
  • Dois estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis
    • Escola Básica (EB) Aguiar (1.º ciclo e pré-escolar) e EB Ramalde (1.º ciclo) – vão continuar encerrados durante o dia de hoje, terça-feira, dia 17.

Estas duas últimas escolas, juntamente com o Jardim de Infância Trás da Serra já tinham sido evacuados ontem, por precaução.

Também no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gondomar foram retirados 30 idosos que foram transportados para o Multiusos de Gondomar e que regressaram entretanto a casa.

No ponto de situação feito pela Câmara ao final da tarde de segunda-feira, os incêndios no concelho provocaram ainda o corte de estradas quer na A43, quer na Estrada D. Miguel. Esta manhã, ainda se registam cortes na A43 e em vários arruamentos.

Quanto a danos, humanos e materiais, ficaram feridos quatro bombeiros, sem gravidade, e uma casa devoluta acabou por ser consumida pelas chamas em São Cosme, .

Ao JPN, o Gabinete de Comunicação da Câmara informou que estão neste momento a recolher mais dados para poder fazer um novo ponto de situação esta manhã.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os incêndios registados em Gondomar têm destacados para o combate 227 operacionais, 51 meios terrestres e 1 meio aéreo. A mesma fonte indica que estão em curso meia centena de incêndios nesta altura que afetam sobretudo os distritos de Aveiro, Viseu e Porto.

Os incêndios de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga – onde a situação esteve muito complicada durante a noite, como é visível no vídeo abaixo, enviado por uma leitora – são aqueles que concentram mais meios nesta altura, mas em declarações à Agência Lusa, o comandante José Miranda, da ANEPC, disse que os incêndios mais significativos, pelas 09h00 desta terça-feira, eram os de Oliveira de Azeméis, Paredes, Castro Daire e Nelas.

No distrito do Porto, há registo, esta manhã, de incêndios também nos concelhos de Penafiel, Paços de Ferreira, Baião, Marco de Canavezes e Amarante.

O território continental de Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até quinta-feira, dadas as previsões meteorológicas, que conjugam temperaturas altas, ventos fortes e tempo seco

Desde domingo, há a lamentar a morte de quatro pessoas em situações relacionadas com incêndios. Só na zona de Aveiro, terão ardido ontem 10 mil hectares de terreno. Como notava o “Público” desta manhã, “em dois dias ardeu tanto como no resto do ano”. 

A ANEPC promete fazer um ponto de situação dos incêndios no país às 13h00. Até lá, as recomendações para as populações são para manter portas e janelas fechadas, evitar circular nas ruas e manter-se em casa sempre que tal se revele possível.