Em comunicado publicado há momentos no seu site oficial, a Associação de Futebol do Porto anunciou que os jogos das jornadas a realizar nos dias 20, 21 e 22 de setembro vão ser adiados por causas relacionadas com os incêndios que afetam a região.
A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) decidiu adiar todos os jogos do próximo fim de semana por razões relacionadas com os incêndios florestais que afetam vários municípios do distrito do Porto. A informação foi avançada em comunicado oficial da entidade esta quarta-feira (18) de manhã.
A entidade sustenta a decisão em quatro pontos, a começar pela impossibilidade de muitos clubes terem realizado treinos ao ar livre. O ar tem estado saturado de fumo um pouco por todo o distrito por estes dias e as recomendações da Direção-Geral da Saúde são para que não se pratique atividade física no exterior, dado que a “inalação de fumos ou substâncias irritantes químicas e o calor podem provocar danos nas vias respiratórias”.
A AF Porto refere ainda o facto de alguns municípios terem encerrado espaços desportivos, como pavilhões, habitualmente usados para treinos das equipas de futsal, por causa dos incêndios.
O facto de terem sido acionados por estes dias alguns planos municipais de emergência e o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil do Porto também concorreu para este adiamento.
E, por último, diz a AF Porto em jeito de resumo, para garantir a “defesa da saúde pública, da verdade e equidade desportivas”.
O adiamento afeta centenas de equipas de vários escalões e modalidades do distrito. Só no futebol sénior, estavam calendarizados 83 jogos para este fim de semana, envolvendo 166 equipas. No total, serão há volta de 200 os jogos adiados.
As novas datas destes jogos serão, de acordo com a AF Porto, “oportunamente designadas”.