Não há estradas impedidas, algumas escolas reabriram e todos os focos de incêndio do concelho estão em fase de rescaldo. Um homem foi detido esta quarta-feira por fogo posto.

O parque de campismo Campidouro, em Gondomar, chegou a ter o fogo por perto, mas não teve de ser evacuado pelas autoridades.

Os incêndios que fustigaram, desde segunda-feira, o concelho de Gondomar, no distrito do Porto, estão esta quinta-feira de manhã em fase de resolução. É o que indica o site da Proteção Civil e o que confirma ao JPN o presidente da autarquia, Marco Martins.

Nesta altura, estão no terreno cerca de 80 bombeiros e 23 meios terrestres a procederem ao rescaldo.

Quanto à área ardida, os cálculos ainda estão a ser feitos. O presidente da Câmara de Gondomar refere que “não se consegue” nesta altura saber ao certo o número de hectares consumidos pelo fogo. Na terça-feira, a indicação era de que tinham ardido mil hectares. Ontem, falava-se já em três mil, mas Marco Martins assegura que é uma “estimativa”. Faltam os números reais.

Certo é que a zona mais afetada foi a do chamado alto concelho, em localidades como Medas, Jovim, Jancido e Covelo em Foz do Sousa e Branzelo em Melres

Sobre se as perspetivas eram hoje “boas” no que toca ao combate dos incêndios, Marco Martins prefere classificá-las como “menos más”. Não se alterou o balanço de feridosoito no total, todos bombeiros. Não há também qualquer estrada cortada por causa dos incêndios.

De acordo com as redes sociais da autarquia, foram reabertas as escolas básicas de Aguiar e de Ramalde. Todas as que se mantêm encerradas vão ser sujeitas a limpeza esta quinta-feira.

Numa outra publicação, a autarquia aproveitou também para agradecer a toda a população os muitos donativos que foram entregues no Multiusos de Gondomar, entre alimentos, bebidas e medicamentos, para apoiar bombeiros e pessoas retiradas de casa, num volume que ultrapassou largamente as necessidades.

No contexto dos incêndios, nota ainda para um comunicado da Polícia de Segurança Pública que deu conta da detenção na tarde de ontem, quarta-feira (18), de um homem de 39 anos que foi visto por populares a efetuar uma fogueira numa zona de mato perto da Rua Doutor Francisco Sá Carneiro, em São Cosme. O homem foi detido e vai ser hoje presente às autoridades.

Situação mais calma no país

O mapa de incêndios do país está esta quinta-feira mais verde. Esta manhã, pelas 10h00, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil dava conta de 17 incêndios ainda em curso, 12 em fase de resolução e 65 em conclusão. 

As situações que mais significativas, para usar a nomenclatura da Proteção Civil, decorrem em Castro Daire, no distrito de Viseu, e em Arouca, no distrito de Aveiro. Há mais de 400 homens, 125 meios terrestres e 12 meios aéreos no primeiro, e 312 operacionais, 91 meios terrestres e quatro aéreos no segundo.