Vila Nova de Gaia recebe, este fim de semana, um festival para celebrar a cultura pop e que conta com a presença do sobrinho neto de Bram Stoker, escritor do clássico Drácula (1987). Jogos de tabuleiro, RPG, 50 anos de "Dungeons & Dragons" e a possibilidade de representar Portugal no festival de 'cosplay' em Londres fazem parte da programação.
O Festival Bang! arranca esta sexta-feira (27) e estende-se até domingo com múltiplas propostas em três locais de Vila Nova de Gaia. O evento pretende “mostrar que o universo da cultura pop é muito maior do que as pessoas imaginam”, afirma Tito Couto, comissário do evento, ao JPN. Para isso, conta com uma programação para todas as idades e diversa, que inclui música, workshops, cosplay, conversas com escritores, RPG, pinturas faciais, jogos de tabuleiro, exposições e muito mais, durante quase 40 horas. A generalidade das atividades tem entrada gratuita.
Durante a montagem da quarta edição do evento, no Armazém22, um dos espaços que vai acolher o festival Bang!, Tito Couto confessa ao JPN que a expectativa é receber um público ainda maior este ano, ultrapassando os quase 10 mil visitantes da edição passada. “Teremos mais um espaço e uma programação ainda mais completa, com atividades para todos os gostos”, afirma.
O evento, que já se realizava no Convento Corpus Christi e no Armazém22 conta agora com um novo espaço, as caves Ramos Pinto. Neste três locais, e noutros ao longo do Cais de Gaia, os visitantes vão poder encontrar desde aulas de esgrima medieval a um workshop sobre a forma como as mais recentes tecnologias podem ajudar na educação.
A sessão inaugural do Festival Bang! vai acontecer esta sexta-feira, às 17h00, na capela do Convento Corpus Christi. Um momento ideal para quem quiser conhecer a programação e tudo o que o festival se propõe oferecer.
Histórias jogadas
A grande variedade de jogos que o festival contempla será uma oportunidade para aqueles que amam a cultura pop fazerem amigos, jogarem e conhecerem mais a fundo os seus jogos favoritos. Jogos de tabuleiro, jogos narrativos (RPG), gaming e boardgames – são várias as opções que podem ser encontradas nos diferentes locais do festival.
No caso dos jogos de tabuleiro, de que são exemplo Vampire: The Masquerade, Final Fantasy XIV, The Walking Dead ou Dungeons & Dragons, os torneios vão decorrer sobretudo nas caves Ramos Pinto. Não é preciso uma inscrição prévia, pois os jogadores serão escolhidos por ordem de chegada, mas há um custo (10 euros por jogador), ao contrário da restante programação do festival. A organização refere que os torneios são pensados especialmente para iniciantes, com um máximo de cinco jogadores por grupo. O participante recebe um saco exclusivo com dados da Arena Porto – loja especializada – e um conjunto de sete dados para usar nas partidas e levar para casa.
Criado por Gary Gygax e Dave Arneson e publicado pela primeira vez em 1974 nos Estados Unidos, os três livros de regras do jogo medieval “Dungeons & Dragons” (D&D) completam este ano meio século de existência. O que era para atrair a atenção apenas dos fãs de jogos de tabuleiro marcou uma geração e transformou a forma de jogar de muitas pessoas no mundo. Para comemorar esta data, durante o festival todos poderão saber mais sobre o legado de D&D na exposição “50 anos de Dungeons & Dragons” que vai estar patente na sala “Brick by Brick”, montada em parceria com a Lego.
Este ano, o festival terá também uma presença muito especial, o escritor Dacre Stoker, sobrinho-neto de Bram Stoker o famoso autor do clássico “Drácula”, que no sábado, às 21h00, vai conversar um pouco sobre a vida do romancista irlandês.
A também escritora Sherrilyn Kenyon, uma das pioneiras do género de romance paranormal, conhecida pela sua aclamada série “Predadores da Noite”, vai falar quatro horas antes, pelas 17h00, sobre a sua carreira, também no Armazém22 . Na categoria literatura, o evento contará ainda com a presença, no domingo, de um dos principais nomes do BookTok, o brasileiro Pedro Ruas, escritor de “Enquanto eu não te encontrar” , que vai apresentar o seu livro no Armazém22, às 17h00.
De acordo com Tito Couto, da organização, outro dos grandes destaques deste ano é o concurso de cosplay, que promete atrair a atenção de fãs e entusiastas de todas as idades. Com um prémio especial: o vencedor ganhará uma viagem a Londres para participar num dos maiores e mais prestigiados eventos europeus do género. A competição está marcada para domingo, às 18h00, no Cais de Gaia.
Além disso, a renomada cosplayer Ymna, vencedora de um prémio no World Cosplay Summit do ano passado, vai realizar um workshop no qual promete partilhar as suas experiências em competições internacionais, oferecendo dicas sobre técnicas de criação, performance e como se destacar num cenário competitivo.
Entre as atrações do festival está também uma réplica do trono da “Guerra dos Tronos”, apresentações musicais, exposições, dança, teatro, conversas com criadores de bandas desenhadas, sessões de autógrafo e muito mais. Toda a programação pode ser conferida no site do festival. “Nós falamos para diferentes nichos e diferentes tribos, portanto, vamos ter uma programação que é interessante, consoante o interesse que as pessoas tenham”, concluiu Tito Couto.
Editado por Filipa Silva