Quem viaja de autocarro no Porto já deve ter dado conta que há autocarros a circular sem indicação do número da linha ou do destino. O facto decorre de “um problema informático” que a empresa assume, mas que garante ter já em “fase de resolução”.
Ao JPN, a STCP “confirma a existência de uma dificuldade a nível informático que, no dia de hoje, está a afetar os painéis informativos de alguns autocarros da frota, impossibilitando a leitura da indicação de destino e número de autocarro”. A situação, garante a empresa, está já a ser resolvida.
Para se orientarem, nas paragens, os utentes da STCP têm de questionar os motoristas sobre a linha a que corresponde o autocarro. O problema não afeta todas as linhas, razão pela qual nalguns casos o número e o destino são visíveis e noutros não.
Um constrangimento que se junta a outros enfrentados pelos utentes. Além das dificuldades registadas esta semana no carregamento e compra de títulos e assinaturas Andante, há ainda os efeitos das greves dos trabalhadores da STCP afetos ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).
Diz a empresa, sobre isto, que “atualmente, estão a decorrer duas greves convocadas por uma das cinco entidades sindicais representantes dos trabalhadores da STCP, o STRUN. Uma das greves está a decorrer desde o passado dia 18 de setembro e terminará a 17 de novembro e diz respeito às primeiras cinco horas de serviço. Está ainda em vigor, desde o passado dia 8 de novembro de 2023, uma outra greve que diz respeito às duas últimas horas de serviço.”
Esta acumulação resulta em falhas em escala diferenciada de dia para dia. A administração da STCP “lamenta” os inconvenientes. Já os trabalhadores exigem aumentos salariais, a revisão do enquadramento funcional do Sistema de Evolução Profissional (SEP) e manutenção do acordo de empresa quanto às faltas justificadas, agente único e assistência na doença.
Para segunda-feira, dia 7 de outubro, o STRUN convocou uma greve conjunta de todos os trabalhadores da STCP e uma concentração “da parte da manhã em frente à estação de recolha da Via Norte” e, à tarde, em frente à sede da empresa, na Torre das Antas. Da parte da manhã, está prevista a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.