O FC Porto venceu, esta quarta-feira (23), em casa, os belgas do Limburg United, por 80-61, na terceira jornada da FIBA Europe Cup. Com esta vitória, os dragões subiram ao segundo lugar do Grupo I, com duas vitórias e uma derrota, somando cinco pontos, menos um que o PAOK.

A ação do número 11 portista, Miguel Queirós, foi fulcral na partida. Foto: Diogo Sousa/JPN

O Limburg marcou primeiro, mas foi o FC Porto a rir por último, no encontro que as duas equipas realizaram esta quarta-feira à noite, no Dragão Caixa, a contar para a FIBA Europe Cup. Além dos dois pontos, os dragões conquistaram uma vitória por margem confortável.

Um triplo de Delalieux inaugurou o marcador, num primeiro período bastante parado. Não obstante, o parcial terminou com o FC Porto a vencer pela margem mínima (12-11), tendo sete dos 12 pontos sido apontados por Devyn Marble, que esteve de mão quente nesta noite.

Durante o segundo período, a equipa de Fernando Sá dilatou a vantagem para os oito pontos e venceu o parcial por 35-27, resultado, em boa parte, de uma chuva de triplos por parte dos azuis e brancos, graças a Toney Douglas e Max Landis, que fizeram vibrar o Dragão Arena a cada cesto.

Os portistas aproveitaram o ímpeto e na segunda parte continuaram com o pé no acelerador. A partida terminou com os dragões a vencerem com 19 pontos de vantagem. O capitão Miguel Queiroz, sempre muito possante com os seus post moves e com os ressaltos ofensivos, foi um dos heróis que ajudaram a devorar os belgas. Terminou a partida com 14 pontos e seis ressaltos (quatro ofensivos), tendo sido uma das peças fundamentais do ataque da casa.

Para além de Queiroz, destacaram-se também Marble (18 pontos; dois triplos; seis ressaltos; duas assistências), Toney Douglas (11 pontos; três triplos; seis ressaltos; seis assistências) e Xeyrius Williams (10 pontos, três ressaltos e duas assistências).

Após o jogo, os jogadores e os adeptos uniram-se num momento caloroso a cantar o hino portista. Um momento de forte apoio para com a equipa de Fernando Sá, que segue agora no segundo lugar do grupo I com cinco pontos. Depois da vitória na jornada inaugural, em casa, o FC Porto perdeu com o PAOK, na semana passada por 89-70, e regressou esta semana aos resultados positivos. A quarta jornada é na Hungria, a 30 de outubro, com o Szolnoki Olaj.

Na flash-interview, o treinador azul e branco frisou que o objetivo é “terminar na liderança”, para não ter de “andar a fazer contas”, visto que só se apuram para a próxima fase da Europe Cup os seis melhores segundos classificados (e há dez grupos no total). No entanto, admitiu que a equipa do PAOK, atual líder do grupo, aparenta ter “supremacia” em relação às outras equipas, mas garantiu que a sua equipa vai fazer de tudo para passar à próxima fase.

O próximo jogo do FC Porto será em casa, no próximo sábado (26), frente ao CD Póvoa a contar para a Liga. 

Editado por Filipa Silva