Azuis e brancos conquistam vitória estrondosa por 99-64 diante do PAOK, na FIBA Europe Cup. Com esta vitória, os dragões subiram ao primeiro lugar do Grupo I, quando falta uma jornada para terminar esta fase. Jogadores estiveram a um nível "fora do normal", de acordo com o técnico Fernando Sá.

O FC Porto esteve sempre numa posição confortável no marcador ao longo de toda a partida. Foto: Diogo Sousa/JPN

O FC Porto conquistou uma vitória inédita, esta quarta-feira (6), diante do PAOK da Grécia, na penúltima jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup. Além de ter sido a primeira vez que os azuis e brancos bateram a equipa de basquetebol de Salónica, fica ainda para a história a larga margem que deixou as duas equipas separadas no marcador: 99-64 foi o resultado final. A equipa de Fernando Sá subiu, assim, ao topo do grupo I, com os mesmos pontos que o PAOK, mas com vantagem no confronto direto.

O FC Porto marcou primeiro, de triplo por W.Xeyrius, num primeiro período bastante animado nas bancadas. Os adeptos gregos fizeram-se ouvir desde o momento que meteram os pés no Dragão Arena. Tentaram fazer parecer que estavam a jogar em casa. No entanto, o jogo não começou nada bem para a equipa grega, que entrou “adormecida”. Os dragões aproveitaram e entraram a vencer por 18-0. O treinador da equipa grega, o italiano Massimo Cancellieri, quase nem conseguiu respirar de tanto gritar com os seus jogadores. O parcial terminou com o FC Porto a vencer confortavelmente (22-6).

No segundo período, os azuis e brancos aumentaram a vantagem e saíram para o intervalo a vencer por 42-23. O PAOK ainda reagiu no início do período seguinte, mas a equipa da Invicta voltou à carga e distanciou-se novamente. Uma primeira parte para esquecer para o colosso grego, que não esteve nos seus dias. De notar o ambiente fantástico criado pelos adeptos portistas que não se deixaram amedrontar pelo barulho grego.

Os dragões estavam simplesmente imparáveis. Um terceiro período quase perfeito para a equipa de Fernando Sá, que venceu o parcial por 30-12 e aumentou a vantagem para uns impressionantes 37 pontos. Os adeptos gregos, tristes com a performance da equipa, já não se faziam sentir, ao contrário dos adeptos azuis e brancos, que cada vez se uniam mais e cantavam mais alto a apoiar a equipa. 

No último tempo, o FC Porto manteve-se intransponível e acabou por vencer o jogo com um estrondoso resultado: 99-64. De destacar, o MVP [Most Valuable Player] da partida, Max Landis (27 pontos; sete triplos; quatro ressaltos; uma assistência), que esteve incrível nos lançamentos de três pontos.

Após o jogo, os jogadores e os adeptos uniram-se a cantar o hino portista, enquanto a equipa grega saía do campo. Cânticos de “MVP” foram entoados para Max Landis, enquanto a equipa azul e branca fazia a habitual volta de honra.

Na flash-interview, Fernando Sá, técnico dos azuis e brancos, que no último jogo em casa para a FIBA Europe Cup tinha expressado o objetivo de terminar o grupo I no primeiro lugar,  frisou que “para o basquetebol português, esta vitória é um feito de enaltecer”. Considerou que o elemento-chave da vitória foi a defesa, a entreajuda e a resiliência dos seus jogadores que estiveram a um nível “fora do normal”. O último jogo da fase de grupos dos dragões para a FIBA Europe Cup será na próxima terça-feira (12), na Bélgica, frente ao Limburg United.

Antes disso, no próximo sábado (09), o FC Porto joga em casa, frente ao Oliveirense, em jogo a contar para a ronda cinco da Liga BPI.

Editado por Filipa Silva