Cerimónia deverá contar com a presença da família de Mário Soares e do Presidente da República. No ano em que se comemora o centenário de nascimento do antigo chefe de Estado, também será realizada uma exposição em Serralves.

A abertura oficial do Parque Dr. Mário Soares já tem data marcada: 5 de dezembro. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esta segunda-feira de manhã, durante a reunião pública do Executivo.

A abertura do novo parque urbano, localizado nas imediações da estação de metro da Lapa, tinha sido apontada para o verão passado. Em setembro, permanecia, contudo, fechado ao público, como o JPN noticiou. Esta segunda-feira, em resposta a uma questão levantada pela vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, Moreira avançou a data: “No dia 5, garantimos que o parque estará pronto para a população”, afirmou.

O autarca revelou que na cerimónia de inauguração do novo espaço, que será nomeado em homenagem a Mário Soares — antigo primeiro-ministro e Presidente da República —,  Vai ser apresentado um busto do político português. A presença de familiares foi confirmada.

O parque vai ser assim inaugurado dois dias antes do centenário do nascimento de Mário Soares, facto que vai motivar uma exposição especial, no Museu de Serralves, com obras de arte e documentos que retratam a trajetória desta figura histórica e o seu papel fundamental na democratização de Portugal.

Rui Moreira acrescentou ainda que existe a possibilidade destes momentos contarem com a  presença do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

O Parque Urbano Dr. Mário Soares terá 17 mil metros quadrados e foi financiado pelo grupo Mercan Properties, dono do Hotel Renaissance Lapa, que ali abriu portas em abril de 2023.

O grupo fez uma parceria com o município do Porto e assumiu a responsabilidade de construir o parque nos terrenos que comprou para instalar o hotel de quatro estrelas, com 163 quartos, e um segundo edifício, que está em construção, ao lado do principal. Além da construção do parque, foram também requalificadas as ruas de Cervantes e Alves Redol no âmbito desta parceria. 

A segunda de construção do Parque envolve mais 2.500 metros quadrados, mas ainda vai demorar a ficar concretizada. Essa fase, confirmou em setembro a Câmara do Porto ao JPN, inclui “a construção de um pequeno edifício de apoio ao serviço de espaços verdes do Município e de uma cafetaria, localizados junto à rua de Alves Redol”. Prevê-se que “o concurso de empreitada possa ser lançado no próximo ano”.