Obras da Linha Rubi obrigam a alterações na Via Panorâmica. Onde antes existia um parque de estacionamento em terra batida, foi criada uma estrada que serve de acesso à Faculdade de Arquitetura a quem vem da VCI pelas saídas (Arrábida-Freixo ou Freixo-Arrábida) do Campo Alegre.

Via provisória foi construída em cima do descampado que serviu como parque de estacionamento. Fernanda Lima

Os condicionamentos de trânsito anunciados pela Metro do Porto para a Via Panorâmica já estão todos implementados. Com a abertura ao trânsito de uma via provisória de acesso à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e o encerramento do troço que conecta as faculdades de Letras e de Arquitetura, estão no terreno todas as alterações que a empresa anunciou.

(clique sobre a imagem para ampliar)

A rua provisória, construída ao lado da casa cor-de-rosa, já está operacional, oferecendo uma alternativa de acesso à Faculdade de Arquitetura e ao Campo Alegre, no sentido descendente, para quem sai da VCI. No sentido ascendente, permite o acesso à Rua do Campo Alegre, bem como à zona do Bom Sucesso e Boavista.

A sinalização provisória que esclarece os condutores sobre os novos acessos encontra-se na aproximação à confluência das duas saídas da VCI, sentido Campo Alegre. A via mais à direita é de sentido único e obriga, por isso, a virar à direita para a rua provisória, pelo que quem quer seguir em frente (acessos à Boavista, Bom Sucesso e Praça da Galiza) deve colocar-se numa das faixas mais à esquerda. 

Via mais à direita passa a ser de sentido único, obrigando a virar à direita a quem seguir nessa faixa. Fernanda Lima

Os condicionamentos ao trânsito na Via Panorâmica, decorrentes das obras da Linha Rubi, começaram no início de novembro com o corte da faixa da direita. O trecho da Via Panorâmica que liga a Faculdade de Letras à Faculdade de Arquitetura já se encontra cortado ao trânsito, permitindo apenas a passagem de peões.

A rua provisória vai garantir também passeios que estão ainda a ser terminados. Contactada pelo JPN, a Metro do Porto informou que a rua provisória será “desfeita” assim que terminarem as obras naquele troço. O prazo estimado para a obra é de dois meses.