Dezanove anos depois da sua última luta profissional, o ex-campeão mundial Mike Tyson, agora com 58 anos, perdeu por decisão unânime ao fim de oito assaltos contra o youtuber Jake Paul, de 27 anos. O combate deu-se na madrugada de sábado (16), no Texas.
Jake Paul, o youtuber transformado em lutador, derrotou a lenda do boxe “Iron” Mike Tyson, num dos combates mais esperados do ano, por decisão unânime dos juízes. O último combate profissional de Tyson tinha sido em 2005, numa derrota frente a Kevin McBride, combate em que admitiu já não sentir “amor” pelo desporto e que seria o último, mas o encontro com os ringues teve um posfácio na madrugada de sábado (16).
O regresso da lenda juntou 72 mil pessoas no estádio da equipa de futebol americano Dallas Cowboys, que aplaudiram de pé o “Kid Dynamite”, quando entrou no recinto. O combate foi transmitido também na Netflix, juntando milhões de espectadores à audiência. “Este é o maior evento. Mais de 120 milhões de pessoas na Netflix. Mandamos o site abaixo”, afirmou Paul após o combate.
Jake Paul, influenciador e agora pugilista em ascensão, procura solidificar a sua posição no mundo do boxe através de combates chamativos e de alto perfil. Após vencer em lutas frente a antigos campeões de pesos médios do UFC (Ultimate Fighting Championship), como “The Spider” Anderson Silva e Tyron Woodley, procurou o “Baddest Man on the Planet” como o seu próximo desafio.
Inicialmente, o combate foi marcado para 20 de julho, mas devido a complicações de saúde de Tyson, o encontro foi adiado. Este sábado, o embate aconteceu mesmo, em Dallas, no Texas.
“Iron” enferrujado resistiu até ao fim
O veterano, hoje com 58 anos, entrou em grande nos dois primeiros rounds, conectando alguns socos no adversário de 27. Mas a partir do terceiro assalto, começou a perder o fôlego e Paul aproveitou para acertar várias combinações na lenda, que não conseguiu encontrar forma de responder.
A diferença de idade foi um fator crucial no desfecho da luta e foi bastante notório para todos os presentes no recinto e para todos os que assistiram à luta em casa. Após os estipulados oito rounds de dois minutos (menos rounds e menor duração de round do que os habituais 10-12 rounds de três minutos), as estatísticas mostraram que Tyson havia conectado apenas 18 golpes, contra 78 de Paul.
Paul foi apontado como vencedor por decisão unânime dos juízes derrotando assim o ex-campeão do mundo de pesos pesados, que ficou mundialmente conhecido pela sua agressividade dentro do ringue – o episódio da orelha mordida a Evander Holyfield, em 1997, será o mais famoso exemplo – e fora dele – nos anos 90, foi condenado a seis anos de prisão por violação.
Jake Paul: “É uma honra!”
Na entrevista pós-luta, Jake Paul (10-1) descreveu a experiência como “uma honra” e afirmou que Tyson, que tem no palmarés 50 vitórias em 59 combates (sete derrotas, contando a deste sábado) continua a ser “o melhor de todos os tempos” e uma grande inspiração. Tyson, por sua vez, disse estar satisfeito com o que conseguiu fazer no ringue e expressou interesse em enfrentar Logan Paul, irmão de Jake, no futuro. Logan respondeu em tom provocativo: “Eu matava-te”, enquanto Tyson ria.
Mais tarde, Jake Paul revelou suas ambições para o futuro, mencionando o campeão mundial indiscutível dos supermédios, Canelo Álvarez: “O Canelo precisa de mim. Ele precisa de um grande pagamento. Ele sabe onde encontrar o homem do dinheiro!”
Editado por Filipa Silva