Na 17.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, o jornal "Público", a Rádio Renascença (RR), o Expresso, a SIC Notícias, e a RTP foram os meios mais distinguidos. Divergente, Mensagem de Lisboa, Jornal Reconquista, ComUM e "A Cabra" também levaram um prémio. Consulte a lista de trabalhos galardoados.

Prémios foram entregues esta quinta-feira no Auditório Nobre da FLUP. Foto: ObCiber

O jornal “Público” voltou a vencer a principal categoria dos Prémios de Ciberjornalismo, organizados anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo, organismo com sede na Universidade do Porto. O diário conquistou o voto do júri na categoria de Excelência Geral em Ciberjornalismo e arrecadou ainda mais dois prémios (voto do júri e do público) na categoria de Reportagem Multimédia. As distinções foram entregues esta quinta-feira, ao final da tarde, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Já a Rádio Renascença (RR) foi a escolhida, pelo público, na categoria Excelência Geral em Ciberjornalismo. A RR conquistou ainda mais um prémio na categoria de Infografia Digital, com um trabalho feito a propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tema que domina, aliás, a lista de trabalhos distinguidos.

“Público” e RR são, historicamente, os meios mais premiados pelo júri destes galardões, tendo cerca de três dezenas de prémios cada, somados ao longo das 17 edições da competição.

O jornal “Expresso” venceu a categoria de Narrativa Vídeo Digital, tendo conquistado tanto o voto do júri como do público, ainda que com trabalhos distintos. Já na categoria Narrativa Sonora Digital, a SIC Notícias conquistou o voto do júri e do público, sendo esta a primeira vez em que a estação de Carnaxide sai premiada.

A RTP também conquistou duas distinções, votação do júri e do público, na categoria de Última Hora. É apenas a segunda vez que a estação pública vence uma categoria nestes prémios. Será difícil de avaliar se há nisto um sinal, mas há pelo menos novidade: pela primeira vez, duas estações televisivas são premiadas pelo jornalismo digital que produziram.

“Divergente”, na categoria de Infografia Digital (votação do júri); Mensagem de Lisboa (votação do júri) e Jornal Reconquista (votação do público) na categoria de Ciberjornalismo de Proximidade, ComUM (votação do júri) e “A Cabra” (votação do público) na categoria Ciberjornalismo Académico, foram os outros vencedores dos Prémios de Ciberjornalismo de 2024.

O anúncio dos vencedores da 17.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo teve lugar no final do VIII Congresso Internacional de Ciberjornalismo que decorreu esta quarta e quinta-feira, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto. No total, a organização dos prémios validou 173 candidaturas das 190 apresentadas, tendo sido a categoria de Reportagem Multimédia a mais concorrida.

A lista completa de trabalhos premiados pode ser consultada abaixo:

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Público – votação do júri
Rádio Renascença – votação do público

2. Última Hora

Incêndios em Portugal. A situação ao minuto (RTP) – votação do júri e do público

3. Reportagem Multimédia

Meio século depois, souberam enfim o que a PIDE sabia deles (Público) – votação do júri e do público

4. Narrativa Vídeo Digital

Mitra, o “depósito” dos miseráveis: documentário sobre um dos capítulos mais sombrios e menos conhecidos do Estado Novo (Expresso) – votação do júri
24 horas do 25 de Abril em seis minutos: veja a novela gráfica de uma Revolução (Expresso) – votação do público

5. Narrativa Sonora Digital

A Agenda de Ricardo Salgado (SIC Notícias) – votação do júri e do público

6. Infografia Digital

A bomba-relógio da abstenção (Divergente) – votação do júri
As 24 horas do 25 de Abril – Da Pontinha ao Largo do Carmo (Rádio Renascença) – votação do público

7. Ciberjornalismo de Proximidade

Seixal e Barreiro: a ponte que uniu as “vilas irmãs” caiu há mais de 50 anos e separou-as por 17 kms (Mensagem de Lisboa) – votação do júri
 Mercearia anda sobre rodas há mais de 30 anos (Jornal Reconquista) – votação do público

8. Ciberjornalismo Académico

Famílias sem título. De coração aberto e abraços apertados (ComUM) – votação do júri
Edição Especial – 50 anos 25 de abril (Jornal Universitário de Coimbra – “A CABRA”) – votação do público